

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 29/04/2025 | 08:33
Publicado em 24/03/2025 ás19:00
Em solenidade na tarde de sexta-feira (21), no Ambulatório Universitário (AMU), em Joaçaba, a Unoesc inaugurou oficialmente os serviços do Centro Especializado em Reabilitação Intelectual, Física e Auditiva (CER III). O evento contou com a presença do reitor, professor Ricardo Antonio De Marco, além de dirigentes da Universidade e de representantes da Prefeitura Municipal, da Regional e da Macrorregião de Saúde.
O CER de Joaçaba é o único do tipo III de Santa Catarina e atende pacientes encaminhados pelos 53 municípios das regiões do Alto Uruguai, do Alto Vale do Rio do Peixe e do Meio-Oeste, pelo sistema de regulação (Sisreg). O projeto conta com atendimento interdisciplinar prestado por aproximadamente 30 profissionais das áreas de Medicina, Fisioterapia, Psicologia, Enfermagem, Nutrição, Assistência Social, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Farmácia, entre outras.
O novo serviço tem como propósito a excelência, promovendo a reabilitação nas três modalidades, possibilitando redescobrir habilidades, desenvolver potencialidades e construir novas formas de interação. A capacidade mensal chega a 550 pacientes, sendo 200 na área intelectual, 200 na física e 150 na auditiva. O plano de tratamento é de, no máximo, um ano, oportunizando o ingresso de outros usuários com diagnóstico ou suspeita.
— É um momento único, porque, até então, essa assistência não era viabilizada na macrorregião de Joaçaba. O serviço é importante, principalmente diante da demanda dos municípios, facilitando o acesso e estreitando distâncias — ressaltou a coordenadora do projeto CER III, professora Liliane Simara Fernandes, informando que, nesta semana, serão entregues as primeiras próteses auditivas para 52 pacientes.
Durante o evento, foram enaltecidos todos os que contribuíram para a realidade do projeto, com destaque para o Lions Clube Internacional, que proporcionou a aquisição de equipamentos em 2023, a Secretaria de Estado da Saúde, a Prefeitura de Joaçaba, a Secretaria de Saúde de Joaçaba, o Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST) e a equipe da Unoesc.
— Para o município de Joaçaba, é motivo de orgulho contar com os serviços do CER III, que é referência no estado — destacou o prefeito de Joaçaba, Vilson Sartori, enfatizando a importância da reabilitação e do atendimento singular considerando a individualidade de cada paciente.
— Além da ampliação dos serviços à comunidade, o CER III reforça o nosso compromisso com a inclusão e a melhoria da qualidade de vida. É muito gratificante para a Unoesc estar à frente desse projeto, que é o único do tipo III em Santa Catarina — enalteceu o reitor, professor Ricardo Antonio De Marco.
Após a solenidade, os secretários municipais e técnicos de saúde conheceram a equipe técnica do CER III e tiveram acesso a informações sobre a metodologia e os critérios para o encaminhamento e a inclusão dos pacientes, de acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde. A apresentação foi realizada pelos profissionais João Proner, Kalisle dos Santos, Candice Stump e Carina Earther, que participaram da formulação e execução do projeto, e pela responsável pelo Sisreg, Mariana Zopeletto.
Saiba mais
Em setembro de 2024, a Unoesc recebeu do Ministério da Saúde a aprovação para o funcionamento do CER III. O projeto foi formulado e encaminhado em 2022. Com a aprovação pelas Comissões Intergestores Regionais (CIRs) do Alto Vale do Rio do Peixe, Alto Uruguai e Meio-Oeste, as atividades começaram gradativamente em outubro de 2024.
Nesta segunda-feira (24), teve início a obra de reforma do espaço que abrigará as novas instalações do CER III no segundo pavimento do AMU com área de mil metros, contemplando 30 ambientes de trabalho para pacientes e acompanhantes. O investimento é de R$ 1,3 milhão, por meio do Governo Federal, e o prazo para conclusão é de oito meses.
Fonte: Ascom/UnoescPor volta das 7h30 desta segunda-feira, Guilherme foi levado pela cunhada até o ponto de ônibus da Prefeitura e, desde então, não foi mais visto
De acordo com informações, o casal estava trocando o pneu de um um VW/Golf na madrugada de sábado (26) quando foi atingido por um Citroën/C3 Picasso
Bombeiros e o SAMU foram acionados por volta das 17h35min sexta-feira (25), mas a criança já estava sem sinais vitais quando as equipes chegaram
Segundo os Bombeiros Voluntários, o automóvel, com placas de Minas Gerais, era ocupado por 5 trabalhadores que atuavam em uma obra em Vargem Bonita
Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 17h25 desta quarta-feira (23) para combater um incêndio nas antigas instalações da empresa Bonato Couros
Um bolão com nove cotas, feito em Balneário Gaivota, no Litoral Sul de Santa Catarina, acertou as seis dezenas do concurso 2855 da Mega-Sena