Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 18/04/2024 | 18:01

Joaçaba

Cimadon é o mais novo imortal da Academia Catarinense de Letras Jurídicas

Publicado em 17/03/2014 ás11:30

Reitor da Unoesc, Aristides Cimadon

Foto: Reitor da Unoesc, Aristides Cimadon

O reitor da Unoesc Aristides Cimadon, é o mais novo imortal da Academia Catarinense de Letras Jurídicas (Acalej). A posse aconteceu em sessão solene na última sexta-feira (14) no auditório jurídico da universidade e foi acompanhada por familiares, autoridades e convidados. Essa foi a primeira sessão solene fora da sede da academia.

“É um momento muito especial e indescritível na minha vida. Nunca imaginei que nascendo no interior de Campos Novos (Linha Guarani), iniciando a escolarização a partir dos 09 anos de idade, ingressando no seminário dos padres franciscanos capuchinhos de Capinzal, pudesse chegar a esse momento de tomar posse na Academia Catarinense de Letras Jurídicas”, discursou Cimadon. “Aprendi bem cedo com meus pais e avós que nenhuma conquista se consegue gratuitamente e tão pouco sozinho, há sempre ao lado uma ou mais mãos estendidas”, acrescentou o novo acadêmico ao agradecer a indicação feita pelo presidente da academia Cesar Luiz Pasold e aprovada por unanimidade.

Aristides Cimadon é o 13º acadêmico empossado na Acalej, fundada em 13 de dezembro de 2012. Ele ocupa a cadeira número 35, cujo patrono é o jurídico Dante Martorano. A Academia tem como objetivo principal a perpetuação da memória das letras jurídicas no estado e no país. Sua finalidade se desdobra na preservação e resgate histórico de dados literários, aprimoramento das letras em Santa Catarina e divulgação e publicação de obras jurídicas. Cumprindo a tradição multissecular que é praticada em várias partes do mundo, a academia possui 40 cadeiras a serem preenchidas. Cada acadêmico tem um patrono que foi escolhido com muito critério para que a composição represente um mosaico histórico dos últimos 110 anos da história jurídica catarinense.

Conforme determina a tradição, o novo acadêmico foi saudado pelo presidente da Acalej Cesar Luiz Pasold, que indicou seu nome. Na oportunidade ele ressaltou algumas das muitas competências do reitor da Unoesc: graduado em filosofia (1974) e pedagogia (1976) pela Universidade de Passo Fundo, e em direito pela Unoesc em 1995, Cimadon completou sua qualificação acadêmica e cientifica com mestrado em educação pela PUC do Rio Grande do Sul em 1982; mestrado em direito na UFSC em 1998, e doutorado em ciências jurídicas na Universidade do Vale do Itajaí em 2006. Foi coordenador do processo de criação da Universidade do Oeste de Santa Catarina e seu primeiro reitor. Atualmente exerce o terceiro mandato a frente da universidade, e é professor titular. Conselheiro do Conselho Estadual de Educação de 1988 a 1999, reconduzido em março de 2011 a novo mandato por seis anos; vice presidente da Acafe para o período de 07 de julho 2012 a 02 de junho 2014, sendo escolhido o próximo presidente da instituição. Conselheiro do Conselho de Desenvolvimento do Estado, conselheiro de Desenvolvimento da 7ª Secretaria de Desenvolvimento Regional. Tem experiência respeitável na área de educação, com ênfase em métodos e técnicas de ensino, orientação educacional e teorias apresentáveis. Advogado, foi procurador jurídico da fundação mantenedora da Unoesc, e como professor atualmente atua nas seguintes áreas temáticas: filosofia jurídica, direito constitucional, direito internacional, direito educacional e direito administrativo.

“Essa qualificação com dedicação na área do direito, lhe dão uma solidez intelectual indiscutível”, apontou Pasold. “Desde 1995 quando concluiu a graduação em direito até hoje, passando pelo mestrado e doutorado em ciências jurídicas, realiza um processo de evolução constante de sua percepção jurídica, cuja elevada qualidade o torna efetivamente um jurista, consagrando-se na produção constante de livros, artigos e capítulos de livros sobre temas jurídicos. Enfim, ele cultiva com rara maestria as letras jurídicas. Certamente todos compreendem porque foi escolhido para ocupar uma cadeira da nossa academia e, com certeza vai trazer preciosas e precisas contribuições nas relevantes atividades na Acalej”, emendou o presidente.

Homenagens

De acordo com ritual da Acalej, em cada sessão solene dois nomes são escolhidos para serem homenageados. Nesta sessão, receberam certificado o juiz Rodrigo Goldschmidt, de Chapecó, e o juiz Alexandre Dittrich Buhr, da Comarca de Joaçaba, pela obra “Direito Espacial: lições preliminares e avançadas”.

Professor Rodrigo Goldschmidt atualmente é professor e pesquisador do programa de mestrado em direito da Unoesc e coordenador do grupo de pesquisa em direitos fundamentais e sociais na Unoesc de Chapecó. Juiz titular da vara de trabalho de Joaçaba, autor de diversos livros e artigos científicos. Seu nome foi escolhido pelo comprometimento com a sociedade.

O magistrado Alexandre Dietrich Bhur teve seu livro escolhido como obra excelsa. Foi homenageado pelo pioneirismo do tema e sua importância para as letras jurídicas brasileiras, além do mérito pelo trabalho elaborado com vários anos de pesquisas. O livro testemunhava o nascimento de uma nova disciplina no âmbito de uma matéria que abrange diversos ramos do direito. A obra destaca preocupações sobre a exploração do espaço e é um manual de ciências jurídicas espacial.

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X