Menu
Jornalismo (49) 99111-4055
Anuncie no Portal (49) 99117-4389
Previsão do Tempo 21/07/2026 | 01:19
Publicado em 18/04/2025 ás10:05
A partir deste ano, o tradicional festival interescolar conhecido como Oliejho Cultural passa a se chamar FICA – Festival Intercolegial de Cultura e Arte. A mudança de nome marca o início de uma nova fase para o evento, que ao longo dos anos se consolidou como espaço de valorização das diversas linguagens artísticas nas escolas da região. A nova identidade reforça o caráter cultural do festival e visa facilitar a criação de uma legislação própria, ainda em fase de estruturação.
Além do novo nome, o FICA traz mudanças significativas em seu formato e estrutura. A partir deste ano, o festival será dividido em duas etapas principais. A primeira, prevista para a última semana de junho, será dedicada às artes visuais e à literatura. Os estudantes produzirão suas obras no local do evento, com criações que incluem pintura, fotografia, desenho (colorido e monocromático), além de textos breves como poesias e crônicas. As inscrições para essa etapa serão abertas no final de abril e seguem até a segunda quinzena de maio.
Já a segunda etapa, programada para outubro, será voltada às expressões cênicas, como declamação, dança, teatro, composição audiovisual e música. As inscrições para essa fase ocorrerão em setembro.
Uma das principais inovações do FICA 2025 está na organização por faixas etárias, substituindo a divisão por ano escolar. A nova categorização reconhece a diversidade de realidades entre as turmas e será composta por três grupos:
Infantil: nascidos entre 2013 e 2016
Infantojuvenil: nascidos entre 2010 e 2012
Juvenil: nascidos entre 2006 e 2009
Outra novidade importante é a possibilidade de escolha entre duas formas de participação:
Categoria prêmio, para estudantes que desejam competir;
Categoria mostra, para quem prefere apenas apresentar seus trabalhos, sem caráter competitivo.
Um dos grandes destaques do novo formato é a criação da categoria inclusiva, que amplia a participação de estudantes atípicos com mais equidade. A partir de 2025, esses alunos não estarão mais restritos à etapa mostra e poderão competir na categoria prêmio, caso desejem. Para garantir uma experiência acolhedora, o ambiente será especialmente adaptado: com menos ruídos, estímulos visuais reduzidos, volume de som mais baixo e atenção à ambientação. As apresentações ocorrerão em horários diferenciados, promovendo um espaço seguro e sensível às necessidades de cada participante.
Para viabilizar todas essas mudanças, foram realizados dois congressos técnicos. O primeiro reuniu a comissão organizadora do festival, com representantes dos municípios de Joaçaba, Herval d’Oeste, Luzerna e, a partir deste ano, Ibicaré, que passa a integrar oficialmente o grupo. No segundo encontro, o edital foi apresentado a professores e estudantes das redes municipal, estadual e particular. As sugestões recebidas foram analisadas, acolhidas e incorporadas ao regulamento final, que agora passa pelos últimos ajustes antes da publicação oficial.
O FICA 2025 surge como um festival renovado, mais inclusivo, acessível e representativo, fortalecendo a arte, a cultura e a expressão estudantil na região. A iniciativa reafirma o compromisso dos municípios com a formação humana, o protagonismo juvenil e o desenvolvimento cultural por meio da educação e da sensibilidade artística.
Fonte: Ascom/Prefeitura de JoaçabaA Polícia Militar foi acionada por volta das 13h para atender a uma ocorrência de lesão corporal envolvendo um homem, de 41 anos, e uma mulher, de 24
De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, apesar da queda acentuada, a vítima apresentava apenas escoriações nos braços e relatou dores nos mem
O crime ocorreu na madrugada do último dia 7 de julho, quando uma dupla rompeu a porta de vidro do estabelecimento e subtraiu diversas mercadorias.
De acordo com a PM, o condutor apresentava sinais claros de embriaguez, como forte odor etílico, fala arrastada, comportamento exaltado e dificuldade
Socorristas do Corpo de Bombeiros encontraram o condutor ainda dentro da caminhonete, que ficou suspensa sobre a estrutura da casa. O homem relatou qu
A PM foi acionada por volta da 1h e as equipes encontraram uma intensa aglomeração, precisando utilizar o uso progressivo da força, empregando agentes