Menu
Jornalismo (49) 99111-4055
Anuncie no Portal (49) 99117-4389
Previsão do Tempo 22/07/2026 | 05:54
Publicado em 15/05/2025 ás19:00
O vereador licenciado e atual diretor do Ortravi (Órgão de Trânsito de Videira), Pedro Gilberto Manchein, foi denunciado pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e se tornou réu em uma ação penal pelos crimes de abuso de autoridade e desacato a servidores públicos no exercício de suas funções. A denúncia foi apresentada pela 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Videira, com base em condutas consideradas incompatíveis com o exercício do cargo.
De acordo com o MPSC, logo após assumir o mandato de vereador, Manchein teria se dirigido ao Ortravi anunciando que seria nomeado chefe da repartição. Na ocasião, teria ordenado aos agentes que deixassem de realizar abordagens e aplicar multas.
Ainda segundo a denúncia, ao ser questionado, o parlamentar teria ameaçado os servidores, sugerindo que retiraria as viaturas da rua para obrigá-los a trabalhar a pé sob o sol, além de prometer remover dos celulares funcionais o sistema utilizado para a autuação de veículos.
A promotora de Justiça Raíza Alves Rezende afirmou que essas condutas configuram abuso de autoridade. “Prevalecer-se de uma função pública para intimidar os outros é crime, e todos os servidores públicos devem se conscientizar disso”, destacou.
Quando soube que o caso havia sido comunicado ao Ministério Público, Manchein teria retornado ao órgão e ofendido os agentes com palavras de baixo calão, o que, segundo a promotoria, configura o crime de desacato. Posteriormente, o vereador se licenciou da Câmara Municipal e assumiu oficialmente o cargo de Diretor de Mobilidade Urbana.
A promotora ressaltou que as condutas atribuídas ao réu ferem os princípios legais e éticos da administração pública. “Quem ocupa cargo público deve servir à população com responsabilidade e integridade, sem jamais se utilizar da posição para coagir ou ameaçar qualquer cidadão ou servidor. O Ministério Público de Santa Catarina não tolera esse tipo de comportamento e buscará a devida responsabilização judicial”, concluiu.
O que diz a Prefeitura
A Prefeitura de Videira esclareceu que a denúncia não é dirigida contra o Município. No entanto, por envolver agentes públicos em polos opostos, o Executivo foi notificado da ação judicial nesta quinta-feira (14) e, por meio da Procuradoria Jurídica, adotou as medidas necessárias para garantir o cumprimento das decisões judiciais iniciais.
A Administração Municipal informou ainda que acompanhará o trâmite do processo na esfera judicial, onde todas as partes terão assegurados os direitos à ampla defesa e ao contraditório, e reafirmou o compromisso de acatar todas as determinações que decorrerem do devido processo legal.
A Polícia Militar foi acionada por volta das 13h para atender a uma ocorrência de lesão corporal envolvendo um homem, de 41 anos, e uma mulher, de 24
De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, apesar da queda acentuada, a vítima apresentava apenas escoriações nos braços e relatou dores nos mem
A PM foi acionada por volta da 1h e as equipes encontraram uma intensa aglomeração, precisando utilizar o uso progressivo da força, empregando agentes
O crime ocorreu na madrugada do último dia 7 de julho, quando uma dupla rompeu a porta de vidro do estabelecimento e subtraiu diversas mercadorias.
De acordo com a PM, o condutor apresentava sinais claros de embriaguez, como forte odor etílico, fala arrastada, comportamento exaltado e dificuldade
O acidente ocorreu no início da tarde do último sábado (18), quando Rafael Henrique Branco, 26 anos, trabalhava em uma vala de aproximadamente dois me