

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 16/06/2025 | 15:06
Publicado em 05/06/2025 ás18:45
Equipes da Proteção e Defesa Civil do Estado (SPDC) estão em campo desde a madrugada desta quinta-feira (5) em auxílio à população dos municípios atingidos por fortes temporais e no levantamento das informações sobre os danos. Ao todo, 17 municípios registraram ocorrências devido às tempestades. Ibiam, Videira, Fraiburgo e São Bento do Sul decretaram situação de emergência.
Ao longo de toda a semana, a SPDC vem alertando a população sobre a condição para fortes temporais, com risco de vendavais, queda de granizo e chuva intensa, especialmente nas regiões do Oeste e Extremo Oeste do estado. A previsão se confirmou e os temporais ocorreram entre a quarta-feira e quinta-feira, devido à formação e passagem de uma frente fria, conforme antecipado nos avisos meteorológicos oficiais.
O cenário exigiu atenção redobrada. Durante o monitoramento em tempo real, a Proteção e Defesa Civil estadual emitiu 16 alertas via cell broadcast diretamente aos celulares da população em áreas de risco. Em Lajeado Grande, uma nuvem funil — estrutura em rotação que, ao tocar o solo, pode se transformar em tornado — foi registrada na tarde de ontem. Apesar do fenômeno, não houve confirmação de contato com o solo nem relatos de danos no município.
Entretanto, o avanço das tempestades severas causou estragos significativos em diversos municípios do Grande Oeste, como São Miguel do Oeste, Lajeado Grande, Ouro Verde, Faxinal dos Guedes, Passos Maia, Ibiam, Videira, Seara, Bom Jesus e Xanxerê. Esse tipo de evento extremo costuma ser acompanhado por raios, rajadas de vento superiores a 80 km/h, granizo com diâmetro superior a 2 cm (e até com acúmulo em alguns locais), além de volumes elevados de precipitação em curtos períodos de tempo.
O município de Ibiam, localizado no Meio-Oeste, foi o mais gravemente atingido. Cerca de 260 residências e outras edificações foram danificados. O município decretou Situação de Emergência, mobilizando todas as forças para tentar recuperar os serviços essenciais e prestar assistência à população.
Ascom/Videira
Em Videira, o segundo município mais impactado, o fenômeno causou danos em cerca de 360 propriedades. Ao todo, 17 municípios catarinenses notificaram a Defesa Civil sobre ocorrências relacionadas aos temporais, com 908 residências diretamente atingidas até o momento. Além de Ibiam e Videira, Lebon Régis, Herval d’Oeste, Fraiburgo e Tangará — estão realizando levantamento dos estragos para avaliar a necessidade de solicitar o reconhecimento da Situação de Emergência e o Indicativo de Ação Humanitária (IAH).
A Defesa Civil de Santa Catarina segue com monitoramento constante das condições climáticas e mantém equipes em campo, apoiando os municípios com suporte técnico, levantamento de danos e orientações para decretos e solicitações de recursos. A previsão indica a possibilidade de novos episódios de instabilidade, o que exige atenção redobrada da população nos próximos dias.
O condutor de um VW/Golf de modelo recente, com teto solar, colidiu na lateral de um Nissan/Tiida e arrancou o retrovisor de um VW/Up Pepper
Bombeiros foram acionado por volta das 13h50min desta quinta-feira (12)para atender à ocorrência na Rua Nilson Martini, esquina com a Júlio Dariva
A ação teve início após a equipe da PRF identificar indícios de tráfico de drogas envolvendo dois caminhões e um automóvel, que atuaria como batedor
Um policial civil foi condenado por improbidade administrativa e por diversos crimes após usar, sem autorização, uma viatura e uma arma da corporação
Bombeiros encontraram o homem de 50 anos com uma pequena perfuração na região torácica. Ele relatou ter sido golpeado pelo motorista do outro veículo
Segundo informações repassadas pelo Corpo de Bombeiros Voluntários e pela equipe do SAMU, o homem estava se deslocando para o trabalho no momento