Caco Da Rosa - Empretec transforma empreendedores em Joaçaba com imersão de seis dias
Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 25/07/2026 | 04:14

Joaçaba

Empretec transforma empreendedores em Joaçaba com imersão de seis dias

Publicado em 01/07/2025 ás14:35

Divulgação

Foto: Divulgação

Na última semana, o Polo Inovale, em Joaçaba, foi palco de uma verdadeira imersão empreendedora. O espaço sediou o Empretec, um dos principais treinamentos do Sebrae voltado ao desenvolvimento de comportamentos empreendedores. Em seis dias intensos, os participantes vivenciaram uma jornada de autoconhecimento, planejamento e transformação pessoal e profissional.

Baseado em metodologia desenvolvida pela ONU e aplicado com exclusividade pelo Sebrae no Brasil desde a década de 1990, o seminário foi conduzido em Joaçaba pelo facilitador Marcus Oppliger Pinto. Segundo ele, o Empretec vai muito além de um curso: “É uma experiência profunda de mudança de atitude”.

Durante o treinamento, os participantes desenvolvem e aplicam 10 características observadas em empreendedores de sucesso, por meio de dinâmicas, desafios e exercícios práticos — individuais e em grupo.
“É uma imersão que leva o participante a olhar para si mesmo e identificar o que precisa ser potencializado para alcançar melhores resultados. Em diversas pesquisas, mais de 70% relatam aumento no faturamento ou mudanças concretas em seus negócios”, explica Marcus.

As competências trabalhadas incluem planejamento e monitoramento sistemático, definição de metas, busca de informações, construção de rede de contatos, além de independência e autoconfiança.
“Quem se entrega à experiência sai fortalecido, com mais clareza para agir com consciência e intenção — nos negócios e na vida”, complementa o facilitador.

Uma das participantes da edição em Joaçaba foi a psicóloga Claudia Maria Sartori, que destacou o impacto do Empretec no crescimento de seu negócio, estruturado em parceria com uma sócia.
“Já validamos nosso produto no mercado, mas agora estamos profissionalizando nossa atuação com mais planejamento. O Empretec me ensinou a reconhecer comportamentos. Antes, eu agia no automático, sem perceber meus próprios padrões. Hoje, consigo valorizar os pequenos avanços que me levarão aos grandes”, afirmou.

Claudia usou uma metáfora para exemplificar a mudança de mentalidade:
“Se estou preparando a terra para plantar batatinha e alguém me sugere plantar milho, agora paro, avalio, vejo se é o momento certo. Se for bom para a batatinha, tudo bem. Se não, sigo com meu foco. Isso tem feito toda a diferença.”

O Empretec é uma das soluções do Sebrae com maior índice de satisfação entre os participantes. Mais do que um treinamento, é um divisor de águas para quem busca empreender com propósito, estratégia e resultados reais.

Fonte: Ascom/Sebrae

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

X