Caco Da Rosa - Câmara discute segurança nas escolas, infraestrutura e ações em apoio aos agricultores
Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 24/07/2026 | 04:59

Joaçaba

Câmara discute segurança nas escolas, infraestrutura e ações em apoio aos agricultores

Publicado em 09/07/2025 ás20:15

Divulgação

Foto: Divulgação

Os vereadores de Joaçaba aprovaram o Projeto de Lei Legislativo nº 008, de autoria do vereador Leandro Sarto, que prevê a publicação dos currículos dos agentes políticos do município nas redes sociais dos Poderes Legislativo e Executivo. Também de sua autoria, foi aprovado o Requerimento nº 15, que solicita a presença do presidente do Instituto do Meio Ambiente (IMA) na tribuna da Câmara. Sarto ainda reforçou a necessidade de pavimentação e melhorias nas ruas Maria Calai e Martin B. Müller.

A vereadora Jaqueline De Marco solicitou a instalação de iluminação no trecho de acesso ao Distrito de Santa Helena. Destacou o trabalho dos agricultores, que enfrentam mais dificuldades durante o rigor do inverno, e parabenizou todos os envolvidos na organização da Festa do Colono. A vereadora também recebeu alunos do Colégio Celso Ramos e voltou a cobrar maior vigilância nas escolas.

A vereadora Rita Weiss parabenizou o Executivo e os organizadores da Festa Junina Joaroça. Comentou sobre projeto em tramitação na Câmara Federal que trata da adoção de um novo símbolo de acessibilidade, além de reforçar a necessidade de melhorias na sinalização das placas da Rua Antônio Nunes Varela.

O vereador Jean Calza justificou indicação que propõe à Prefeitura estudos sobre a desapropriação de terrenos ociosos no Distrito Industrial para a instalação de novas empresas. Sugeriu também a aquisição de uma área em Nova Petrópolis para construção de habitações populares. Em outra indicação, solicitou melhorias no trânsito nas ruas Getúlio Vargas, Barão do Rio Branco, Felipe Schmidt, Luiz Specht e Antônio Nunes Varela.

O vereador Almir Pastori comentou sobre o atentado ocorrido em uma escola no Rio Grande do Sul e voltou a cobrar mais segurança nas unidades escolares de Joaçaba. Reforçou a solicitação por iluminação no trevo de acesso a Santa Helena e criticou a redução de políticas públicas voltadas aos agricultores por parte do governo federal.

O vereador Ricardo Menezes destacou a importância do Programa Estrada Boa Rural, lançado em Joaçaba pelo governo do Estado. Informou que o município poderá pavimentar 12 quilômetros de estradas e aguarda o envio, pela Prefeitura, do projeto à Câmara indicando a via que será contemplada.

O vereador Alcione Marchezini também elogiou o lançamento do Programa Estrada Boa Rural e parabenizou a Prefeitura pela organização da festa Joaroça. Comentou ainda sobre a entrega da ordem de serviço para pavimentação da Rua Olímpio José Guarani, no Bairro Frei Bruno.

O vereador Luiz Vastres ressaltou a importância do Programa Estrada Boa Rural e informou ter visitado as obras de pavimentação da Rua Mariano Alberguini. Solicitou mais apoio aos agricultores na produção de silagem.

Por fim, o presidente da Câmara, Diego Bairros, informou que manteve contato com o governo federal em busca de medidas de segurança para o acesso ao Distrito de Santa Helena, feito pela BR-282. Solicitou melhorias na iluminação da ponte nas proximidades do Hospital São Miguel e voltou a destacar a importância de ações voltadas à segurança nas escolas, mencionando inclusive medidas já adotadas na rede municipal de Joaçaba. Defendeu ainda a implantação de um programa de saúde mental nas escolas como forma de prevenção a ataques violentos.

Fonte: Camila Freitas/Ascom Câmara de Vereadores

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

X