Menu
Jornalismo (49) 99111-4055
Anuncie no Portal (49) 99117-4389
Previsão do Tempo 27/07/2026 | 02:10
Publicado em 26/08/2025 ás10:34
A Cinemateca Catarinense, em parceria com a Secretaria Municipal de Comunicação, Cultura, Turismo e Eventos e a Prefeitura de Joaçaba, inaugura nesta quarta-feira (27), às 19h, a Casa do Acervo da Cinemateca Catarinense, na Casa de Cultura Rogério Sganzerla. O espaço passa a abrigar quase 40 anos de produção audiovisual do Estado. A abertura contará com exibição de filmes e entrada gratuita.
Pela primeira vez em sua história, a Cinemateca terá um espaço formalmente cedido para preservação e tratamento arquivístico de seu acervo. A mudança de Florianópolis para Joaçaba é resultado do trabalho das gestões Cinemateca Projetar SC (2023/2025) e Memória em Projeção, além da dedicação de voluntários associados.

O acervo reúne rolos de filmes, fitas magnéticas, DVDs, mídias digitais, cartazes, fotografias, documentos, livros e equipamentos que registram a evolução do cinema catarinense e o trabalho de centenas de profissionais. Agora, estará junto à instituição que homenageia um dos cineastas mais emblemáticos do Estado, Rogério Sganzerla, criador que influenciou gerações e que também é lembrado no Memorial inaugurado recentemente na Casa de Cultura.
Como contrapartida pelo uso do espaço, a Cinemateca promoverá mensalmente oficinas, palestras e ações formativas voltadas à comunidade.
Na cerimônia de abertura estarão presentes Paulo Guilherme Krause, secretário de Comunicação, Cultura, Turismo e Eventos de Joaçaba; Pedro Rafael Peretti, intendente de Cultura; além de representantes da atual gestão da Cinemateca, como Gabi Bresola (diretora de Acervo) e Fernanda Ozório da Conceição (diretora colegiada).
Fundada em 19 de maio de 1986, a Cinemateca Catarinense é uma das associações mais antigas do setor audiovisual brasileiro. Ao longo de quase quatro décadas, foi fundamental para a retomada da produção cinematográfica no Estado, participando da criação do curso de Cinema da UFSC, do Museu da Imagem e do Som de SC e dos sindicatos de trabalhadores e de indústria do setor audiovisual.
Em 2001, em parceria com a Fundação Catarinense de Cultura, lançou o Edital Prêmio Catarinense de Cinema, principal mecanismo de fomento audiovisual do Estado até hoje. Vinte anos depois, em 2021, realizou o Qualifica SC, maior programa de qualificação do setor em Santa Catarina.
O acervo já passou por diversas sedes temporárias, incluindo a TV UFSC, até conquistar agora um espaço definitivo. Para a presidente Marina Simioli, a conquista é coletiva. “É a segunda gestão empenhada na reconstituição do nosso acervo e na busca de um espaço físico adequado. Teremos condições de catalogar, tratar e preservar nossa memória audiovisual. Sem isso, todos perdemos. Esperamos em breve poder receber novos materiais e filmes, fortalecendo esse espaço de salvaguarda da história”.

A diretora de Acervo, Gabi Bresola, ressalta o simbolismo da conquista. “Após anos em sedes temporárias, a Cinemateca finalmente tem um espaço próprio. Agora seguimos na busca por recursos de manutenção e digitalização do acervo. Além disso, a interiorização em Joaçaba está alinhada às políticas de regionalização da cultura e pode impulsionar um polo audiovisual no Meio-Oeste, como já acontece em Chapecó”.
Exibição do documentário Três Cinematecas (20 min / doc / 2022), dirigido pelo argentino Nicolás Suárez, que retrata a resistência de três instituições latino-americanas frente à obsolescência do cinema. O filme provoca reflexões sobre o papel político e simbólico da preservação da memória.
Mostra de curtas da oficina Arquivo Vivo: fazendo filmes sobre Joaçaba, produzidos por crianças e idosos a partir de fotografias históricas, conectando passado e presente por meio da linguagem audiovisual.
A programação integra a Mostra.Doc, realizada pela Ombu Produção em parceria com a Cinemateca Catarinense e a Prefeitura de Joaçaba, em comemoração ao aniversário do município.
Fonte: Cinemateca CatarinenseApós a remoção da água, o corpo ficou sob a responsabilidade da Polícia Militar, que isolou a área até a chegada da Polícia Científica. O cadáver será
Como justificativa para sua saída, o ex-secretário apontou a exaustão física e mental decorrente da alta demanda de trabalho na pasta. Segundo ele, a
Com a violência do impacto, o carro foi arrastado por 31,5 metros e a cabine do caminhão acabou parando sobre ele, o que impossibilitou o socorro imed
O Corpo de Bombeiros foi mobilizado por volta das 14h35 para atender à ocorrência. Ao chegarem ao local, as equipes encontraram a vítima inconsciente
O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 14h15min desta quarta-feira (22) após um morador afirmar ter visto um corpo sendo arrastado pela corre
Na decisão, o juiz Flávio Luís Dell Antonio destacou que a importância histórica do local justifica a proteção cautelar. O magistrado estabeleceu mult