Menu
Jornalismo (49) 99111-4055
Anuncie no Portal (49) 99117-4389
Previsão do Tempo 10/09/2026 | 15:53
Publicado em 20/09/2025 ás09:35
Dando continuidade ao projeto de ampliar o fluxo turístico durante todo o ano, o Governo de Santa Catarina lançou oficialmente a 1ª edição da Estação Primavera, iniciativa que celebra as tradicionais festas típicas do estado, entre elas a Oktoberfest, a Marejada, a Tirolerfest e a Fenarreco. É a primeira vez que o governo estadual consolida uma estratégia estruturada para impulsionar o turismo neste período, reconhecendo o setor como uma das principais matrizes econômicas catarinenses.
“Desde que assumi o governo, o Turismo teve e segue tendo uma atenção especial. É um setor extremamente importante, respondendo por 12,6% do PIB estadual. E é por meio dele que estamos destacando as potencialidades de Santa Catarina, valorizando os atrativos de cada região, nas quatro estações do ano. Desta vez o nosso foco é a primavera, época que concentra as nossas festas tradicionais. Por isso, estou muito feliz de estar aqui, em Treze Tílias, celebrando o lançamento da Estação Primavera”, afirmou o governador Jorginho Mello.

O evento de lançamento ocorreu em Treze Tílias, conhecida como a cidade mais austríaca do Brasil e palco da tradicional Tirolerfest. A escolha reforça o propósito de dar visibilidade a regiões além do Litoral, valorizando o Meio-Oeste catarinense e destacando sua cultura, tradição e potencial turístico. Além da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), forças de segurança também participaram, apresentando ações para manter Santa Catarina como o estado mais seguro do país – fator que fortalece sua atratividade turística.
Durante a cerimônia, houve entregas importantes, como o Calendário de Eventos do Estado, compromisso previsto no plano de governo, que reúne e organiza os principais eventos turísticos catarinenses, distribuídos por diferentes regiões. Outra novidade foi a Central de Atendimento ao Turista (CAT), uma assistente virtual baseada em inteligência artificial que, via WhatsApp, orienta visitantes com informações sobre rotas, dicas de cidades, curiosidades e serviços.

“Estamos vivendo um novo momento para o turismo em Santa Catarina. Com a Estação Primavera, unimos nossas festas típicas, diversidade cultural e segurança para mostrar que o estado está preparado para receber turistas o ano inteiro. É mais um passo para consolidar o turismo como motor da economia catarinense e também como o estado das festas da primavera no Brasil”, destacou a secretária de Estado do Turismo, Catiane Seif.
Com o lançamento, o Governo de Santa Catarina reforça o compromisso de valorizar a cultura em todas as estações, fortalecer o turismo regional e se consolidar como destino de excelência para visitantes nacionais e internacionais.
PMSC reforça segurança nas Festas de Outubro

Na mesma ocasião, a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) lançou oficialmente a Operação Estação Primavera 2025, em Treze Tílias. O evento, realizado na Sociedade Cultural Artística Papuan, marcou também o início da tradicional Operação Festas de Outubro.
Durante a solenidade, a PMSC apresentou medidas para reforçar a segurança de moradores e turistas neste período festivo. As ações incluem aumento do efetivo, fiscalização de trânsito e policiamento ostensivo.
A atenção será redobrada nas festas mais tradicionais, como a Oktoberfest, em Blumenau e Itapiranga, a Fenarreco, em Brusque, a Marejada, em Itajaí, a Festa do Imigrante, em Timbó, a Heimatfest, em Forquilinha, e a Bierville, em Joinville, entre outras.
Além do policiamento em eventos, a Operação também fará fiscalização nas rodovias, com foco no combate ao crime e na prevenção de acidentes, especialmente no uso de álcool ao volante.
“A Polícia Militar, em parceria com o Governo do Estado, está preparada para garantir a tranquilidade e a segurança de todos que participam das festividades em Santa Catarina. Nosso compromisso é preservar a ordem pública e oferecer proteção tanto aos moradores quanto aos visitantes”, destacou o comandante-geral da PMSC, coronel Emerson.
Fonte: SecomAcidente oi registrado no início da noite de 22 de agosto na Rua Sete de Setembro, quando a vítima perdeu o controle da direção da moto ao passar por
A análise preliminar apontou a ocorrência de legítima defesa, excludente de ilicitude prevista nos artigos 23 e 25 do Código Penal. A decisão consider
Jean Felipe Parisotto, de 33 anos, morador de Joaçaba, morreu afogado após a embarcação em que estava virar durante pescaria nas águas do rio Uruguai
Diante do risco iminentemente representado pela liberdade do suspeito, a 3ª Promotoria de Justiça obteve junto ao Poder Judiciário a regressão cautela
Os policiais militares apuraram que a vítima, de 18 anos, foi deixada na unidade por ocupantes de um Renault/Clio escuro, que fugiram em seguida
O crime ocorreu na manhã do último domingo (6), quando um jovem foi esfaqueado no interior de Herval d'Oeste e deixado no Hospital Universitário Santa