Menu
Jornalismo (49) 99111-4055
Anuncie no Portal (49) 99117-4389
Previsão do Tempo 02/08/2026 | 12:17
Publicado em 04/10/2025 ás11:00
O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) decidiu que descumprimentos reiterados das regras de prisão domiciliar com uso de tornozeleira eletrônica configuram falta grave e podem gerar sanções mais severas para o condenado. A decisão foi proferida pela 3ª Câmara Criminal.
O caso envolveu um apenado que ultrapassou os limites territoriais determinados pela Justiça e deixou o equipamento descarregar em diversas ocasiões. Segundo o Ministério Público, foram registradas mais de 150 violações em menos de três meses, incluindo deslocamentos sem autorização judicial para cidades como Blumenau e Balneário Camboriú.
A Vara de Execuções Penais de Joinville havia determinado apenas a revogação da prisão domiciliar e a transferência do condenado para o regime semiaberto, entendendo que o descumprimento das regras da tornozeleira não se enquadrava como falta grave, por não estar expressamente previsto no artigo 50 da Lei de Execução Penal (LEP).
O Tribunal, no entanto, reformou a decisão. O relator destacou que a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça (STJ) considera falta grave o descumprimento reiterado das condições impostas pelo monitoramento eletrônico.
O apenado alegou que as saídas ocorreram por motivos profissionais e que a tornozeleira apresentava falhas técnicas, mas os documentos apresentados foram considerados genéricos e insuficientes. Relatórios oficiais apontaram ainda que parte das violações ocorreu de madrugada, em horários incompatíveis com qualquer jornada de trabalho.
Com o reconhecimento da falta grave, o TJSC determinou que o juízo da execução penal analise a aplicação de medidas como regressão do regime para o fechado, perda de até um terço dos dias remidos e alteração da data-base para concessão de futuros benefícios. Essas sanções deverão ser definidas em primeira instância.
Na decisão, o relator ressaltou que o uso da tornozeleira eletrônica exige responsabilidade e disciplina, e que o condenado não pode agir “como se estivesse em liberdade plena, ignorando as condições impostas pela Justiça”.
O acidente, registrado por volta das 15h25 no KM 400 da rodovia, mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros de Catanduvas, SAMU e o apoio médico do Batal
Na decisão, o juiz Flávio Luís Dell Antonio destacou que a importância histórica do local justifica a proteção cautelar. O magistrado estabeleceu mult
Segundo as investigações, na última segunda-feira (27), ao sair da faculdade, ela foi convencida pelo homem a entrar em seu veículo sob o pretexto de
Durante a revista, os policiais localizaram aproximadamente 50,5 gramas de cocaína e 150,9 gramas de crack. Além dos entorpecentes, foram apreendidos
O investigado estava em prisão preventiva desde o dia 13 de maio, após decisão do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), que havia acatado recu
De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, a vítima, de 46 anos, foi encontrada fora do veículo com ferimentos corto-contusos na face. Após ser