Menu
Jornalismo (49) 99111-4055
Anuncie no Portal (49) 99117-4389
Previsão do Tempo 12/09/2026 | 01:49
Publicado em 04/11/2025 ás17:55
O Poder Legislativo catarinense celebrou, na noite de segunda-feira (3), o Carnaval de Santa Catarina, uma das mais vibrantes manifestações culturais do estado, que une tradição, arte e identidade popular. A solenidade, proposta pelo deputado Marquito (Psol), reuniu grandes nomes do samba e homenageou escolas e entidades que fortalecem essa tradição em todo o estado — com destaque especial para o Carnaval de Joaçaba, reconhecido oficialmente como Capital Catarinense do Carnaval pela Lei nº 19.126/2024.
As três escolas que fazem a festa em Joaçaba — Acadêmicos do Grande Vale, Unidos do Herval e Vale Samba — estiveram entre as homenageadas da noite, representando a força e a tradição da folia joaçabense, que há décadas se destaca como uma das mais organizadas e expressivas do Sul do Brasil.

Durante a solenidade, o presidente Carlos Alberto de Pelegrin (Preto) e Fernanda Zamoner, diretora executiva da Acadêmicos do Grande Vale, receberam a homenagem pela escola; o vice-presidente Diovan Pereira da Rosa representou a Unidos do Herval; e Cristina da Silva, presidente da Vale Samba, recebeu o reconhecimento em nome da agremiação.

Fernanda Zamoner destacou o trabalho contínuo desenvolvido na cidade. “Nosso diferencial em Joaçaba é manter os barracões abertos o ano todo, permitindo que nossos artistas sigam com seus trabalhos e que possamos desenvolver projetos sociais. Com esta homenagem da Assembleia, vemos o Carnaval se fortalecendo ainda mais”, afirmou.

Foto: Rodrigo Corrêa/Agência AL
O deputado Marquito ressaltou o papel social, econômico e cultural do Carnaval em Santa Catarina. “É um momento único para o Parlamento catarinense reconhecer o trabalho e a dedicação das entidades da velha guarda, das pessoas que estão envolvidas atualmente e das escolas de samba de todo o estado. O Carnaval é um trabalho social, que move a economia criativa, gera emprego e renda nas comunidades e envolve muito estudo e dedicação. Além de cultura e arte, estamos falando de um patrimônio construído com muita história. Esta homenagem, no início de novembro, também celebra o Mês da Consciência Negra”, destacou o parlamentar.
O presidente da Associação das Ligas e Escolas de Samba do Estado de Santa Catarina (ALIESSC), Joel Costa Júnior, reforçou o impacto econômico do evento. “No último ano, o Carnaval catarinense movimentou mais de R$ 530 milhões. Para o próximo, temos certeza de que será novamente um grande momento. Vivemos uma fase de união entre as ligas e de fortalecimento do setor, o que mostra a força e o valor da economia criativa do Carnaval”, pontuou.

Foto: Rodrigo Corrêa/Agência AL
A celebração também fez referência à Lei Federal nº 14.845/2024, que reconhece oficialmente os blocos e bandas de Carnaval como manifestações da cultura nacional, garantindo sua livre atividade e realização. As escolas de samba já haviam recebido o mesmo reconhecimento pela Lei nº 14.567/2023, reforçando o valor dessas expressões na formação da identidade brasileira.
O evento contou com representantes de dezenas de entidades carnavalescas de diversas regiões do estado, evidenciando a força e a diversidade do samba catarinense.
Com o reconhecimento da Assembleia Legislativa, Joaçaba reafirma seu papel de berço do Carnaval catarinense, onde a dedicação das comunidades, o talento dos artistas e o brilho das escolas de samba mantêm viva uma das maiores expressões culturais do estado.
Os policiais militares apuraram que a vítima, de 18 anos, foi deixada na unidade por ocupantes de um Renault/Clio escuro, que fugiram em seguida
Familiares buscam por Dirceu Marin, de 60 anos, mais conhecido como
O acidente ocorreu por volta das 9h10 desta sexta-feira (11) no km 47 da rodovia, na localidade de Rio das Pedras, sob forte chuva na região de Videir
O crime ocorreu na manhã do último domingo (6), quando um jovem foi esfaqueado no interior de Herval d'Oeste e deixado no Hospital Universitário Santa
A Polícia Militar foi acionada por volta das 14h30 para atender a ocorrência no local, onde o suspeito proferia ofensas contra os servidores. Durante
Ela destacou que a área registra movimentação constante de pessoas, mas informou não ter presenciado o momento exato em que a droga foi deixada no esp