Menu
Jornalismo (49) 99111-4055
Anuncie no Portal (49) 99117-4389
Previsão do Tempo 13/06/2026 | 07:56
Publicado em 08/11/2025 ás21:00
A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina confirmou, neste sábado (8), a ocorrência de três tornados no Oeste catarinense, atingindo os municípios de Dionísio Cerqueira, Xanxerê e Faxinal dos Guedes. O fenômeno foi constatado por meio de análises de radar, inspeções em campo e registros fotográficos dos danos. No Litoral Sul, também foram registradas chuvas intensas, com acumulados expressivos em poucas horas.
As coordenadorias regionais da Defesa Civil atuaram no fornecimento de lonas, assistência emergencial e monitoramento de áreas com risco de alagamentos e deslizamentos. O órgão estadual mantém estado de observação, com equipes mobilizadas em todo o território catarinense para atendimento, apoio técnico e atualização dos boletins de risco.

Os eventos foram provocados pela passagem de uma frente fria associada à formação de um ciclone extratropical sobre o oceano Atlântico Sul, que criou um ambiente altamente instável, com nuvens de grande desenvolvimento vertical, descargas elétricas, granizo e ventos intensos — condições que favoreceram a formação dos tornados.
Segundo a Defesa Civil, os fenômenos tiveram curta duração, mas provocaram danos severos e concentrados, padrão característico desse tipo de ocorrência.
Em Dionísio Cerqueira, houve queda de árvores, destelhamentos e interrupção temporária no fornecimento de energia. Em Xanxerê, foram registradas destruições parciais de estruturas, danos em veículos e o tombamento de um ônibus. Em Faxinal dos Guedes, os levantamentos identificaram árvores arrancadas em diferentes direções e telhados danificados, evidenciando a força dos ventos.
Os danos — estreitos e convergentes —, somados às assinaturas de rotação no radar meteorológico de Chapecó, confirmaram a ocorrência dos três tornados. As imagens indicaram dipolos de vento (ventos opostos próximos entre si) e baixa correlação (RhoHV), sugerindo detritos atmosféricos, como fragmentos de telhas e galhos arremessados pela força do vento.
Os meteorologistas destacam que o tornado se diferencia das demais tempestades por apresentar circulação concentrada e intensa, com núcleo em contato direto com o solo. Mesmo de curta duração, pode gerar rajadas acima de 100 km/h, provocando destruição localizada, mas significativa.
Santa Catarina está entre os estados com maior incidência de tornados e microexplosões no Brasil, devido à interação frequente entre massas de ar frio e quente. A transição entre sistemas meteorológicos, especialmente na primavera e no verão, favorece esse tipo de instabilidade.
A Defesa Civil ressaltou que o evento foi antecipado por meio de avisos meteorológicos e alertas preventivos, enviados via SMS, WhatsApp e Cell Broadcast, além da divulgação de comunicados diários. A integração entre a equipe técnica estadual e as regionais garantiu rápida mobilização e acompanhamento dos danos em campo.

Além dos tornados, o Oeste catarinense registrou tempestades severas associadas ao mesmo sistema frontal. Foram observadas rajadas acima de 80 km/h, granizo de tamanho expressivo e chuvas intensas em curtos períodos.
Os prejuízos incluíram destelhamentos, quedas de árvores, interrupções na rede elétrica e bloqueios de vias.
As coordenadorias regionais relataram danos em estruturas agrícolas, galpões e estufas, além de deslizamentos localizados. Em algumas propriedades, máquinas agrícolas também foram danificadas.
De acordo com a análise técnica, o radar de Chapecó indicou forte atividade convectiva e rotação atmosférica, típica de tempestades supercelulares, capazes de produzir tornados, granizo e ventos muito fortes em trajetórias curtas e concentradas.
Enquanto o Oeste enfrentava ventos extremos, o Litoral Sul registrou chuvas volumosas e persistentes, com acumulados superiores a 100 mm em 12 horas em municípios como Jacinto Machado, Tubarão, Sombrio, Morro Grande e Araranguá.
Os volumes se aproximaram da média de todo o mês de novembro, causando alagamentos, extravasamento de rios e bloqueios de vias em cidades como Morro da Fumaça, Meleiro e Turvo.
O sistema responsável pelos temporais já se deslocou para o oceano, e as condições devem melhorar nos próximos dias.
Testemunhas relataram à PM que a mulher conduzia um Ford/Ka quando teria avançado com o veículo em direção a pessoas que atravessavam a via, atingindo
A guarnição, que já possuía informações sobre a existência de um mandado de prisão expedido pela Comarca de Joaçaba, localizou a mulher no interior de
Para cumprir as ordens judiciais e evitar fugas, os policiais montaram um cerco simultâneo que se estendeu por diferentes regiões do estado. A primeir
De acordo com a PM, imagens que chegaram ao conhecimento da guarnição mostravam a jovem agredindo o companheiro e também a sogra. A mãe do rapaz sofre
Duas ações da Polícia Militar resultaram na prisão de dois homens, na apreensão de um adolescente de 17 anos e no recolhimento de uma grande quantidad
As lideranças manifestaram indignação com o projeto, que prevê investimentos de bilhões de reais na concessão de 30 anos, mas que contempla apenas 29