Caco Da Rosa - Herval d’Oeste lança calendários de eventos e site oficial do turismo
Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 19/07/2026 | 19:37

Herval d' Oeste

Herval d’Oeste lança calendários de eventos e site oficial do turismo

Publicado em 17/12/2025 ás19:00

Divulgação

Foto: Divulgação

Na noite de terça-feira (16), empreendedores do turismo de Herval d’Oeste, representantes da administração pública, Sebrae, imprensa e simpatizantes do setor participaram, no Auditório da Saúde, do lançamento do Calendário de Eventos Turísticos 2026, do Calendário de Eventos Religiosos 2026 e do site oficial do turismo do município: www.turismo.hervaldoeste.sc.gov.br

Na abertura do evento, a diretora de Turismo, Silvana Ferreira, destacou o crescimento expressivo do setor e confirmou que o número de visitantes em 2025 dobrou em relação a 2024, com aumento de 100%.

Segundo ela, os dados oficiais apontam cerca de 10 mil visitantes ao longo do ano, incluindo turistas do exterior, provenientes da Alemanha, Argentina, França, Paraguai, Uruguai e Suíça, além de visitantes de estados da região Sul e da Bahia. Silvana também ressaltou a realização de visitas técnicas de municípios como Alto Bela Vista e Iomerê, a recepção de influenciadores nacionais, a promoção de famtours com a imprensa regional e agências de turismo, a participação em diversos eventos, a inserção do município na Rota da Amizade e a visita do presidente da Rota da Amizade e da secretária de Estado do Turismo. “Conseguimos um avanço considerável em 2025, lembrando que a nossa Associação de Turismo foi fundada recentemente e já atua em conjunto com o Conselho Municipal”, enfatizou.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ramon Ramella, agradeceu a presença dos participantes, colocou-se à disposição do setor e afirmou que o apoio ao turismo será mantido em 2026. Ele também deu boas-vindas aos novos empreendimentos que passaram a integrar a Rota “Entre Trilhos e Trilhas”, somando-se aos já existentes: Maju Cacos e Suculentas, Boteco da Serra, Padaria e Confeitaria Gostinho da Manhã, Associação e Centro de Treinamento Caça e Tiro Pallagi Defense, Colônia Alberguini, Flow Amor e Cuidado, Boteco dos Amigos, Horta Saudável, Recanto dos Amigos e Sabrina Comércio e Fabricação de Sorvetes.

A consultora do Sebrae, Aline Andres, apresentou os projetos já estruturados, como a sinalização urbana — identificada e em fase de análise para captação de recursos —, o novo site do turismo, que reúne informações atualizadas sobre o município e seus empreendimentos, além dos dois calendários lançados. “Este é o primeiro calendário de eventos turísticos do município e deve se tornar uma tradição. Ainda poderão ocorrer ajustes, pois algumas entidades não definiram datas, o que é natural neste primeiro ano. O mais importante é que, a partir de agora, teremos eventos todos os meses em Herval d’Oeste e nos empreendimentos locais. O site também evoluiu bastante, passando a reunir os atrativos e os empreendedores, facilitando o acesso às informações para o turista”, explicou.

Já a articuladora do Sebrae, Gelsi Daros, destacou os avanços alcançados pelo município, o protagonismo em diversos eventos e reforçou o apoio da entidade para 2026. “Somos parceiros de Herval d’Oeste e ficamos felizes em acompanhar essa trajetória de sucesso”, afirmou.

O prefeito Ronaldo da Rosa ressaltou que o crescimento do turismo no município é resultado de planejamento e investimentos contínuos. “O turismo rural conta com total apoio da administração. A Secretaria de Obras mantém as estradas em boas condições, avançamos na urbanização e agora aguardamos o início das obras da praça central, que trará novidades como rua coberta, quadras esportivas e guarita. A estação ferroviária também passará por um processo de restauração, preservando sua originalidade, e contará com um pequeno museu e dois restaurantes”, destacou.

O evento foi encerrado com um momento de confraternização entre os participantes e a expectativa de um 2026 ainda mais promissor para o turismo de Herval d’Oeste.

Fonte: Ascom/Prefeitura de Herval d´Oeste

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

X