Menu
Jornalismo (49) 99111-4055
Anuncie no Portal (49) 99117-4389
Previsão do Tempo 08/09/2026 | 22:51
Publicado em 31/12/2025 ás08:50
Das 259 praias monitoradas no litoral de Santa Catarina, 174 estão próprias para banho, o que representa 67,18%, conforme aponta o relatório de balneabilidade nº 8 divulgado pelo Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA). Os dados são referentes à semana de 29 de dezembro a 2 de janeiro de 2026.
Em Florianópolis, dos 87 pontos analisados, 57 apresentam condições adequadas para banho, o equivalente a 65,52%.
O relatório completo, com todas as informações e considerações técnicas, está disponível no site oficial do IMA. As informações são atualizadas automaticamente, permitindo que a população acompanhe os relatórios emitidos e verifique a situação mais recente de cada ponto. Para isso, basta clicar nas bandeiras exibidas no mapa ou acessar o menu “histórico”.
A água é considerada própria quando, em 80% ou mais das amostras coletadas nas últimas cinco semanas no mesmo local, o resultado apresentar no máximo 800 Escherichia coli por 100 mililitros.
Já a condição de água imprópria ocorre quando mais de 20% das amostras das últimas cinco semanas ultrapassam 800 Escherichia coli por 100 mililitros ou quando, na última coleta, o resultado for superior a 2.000 Escherichia coli por 100 mililitros.
Atenção aos banhistas
O banho de mar não é recomendado nas primeiras 24 a 48 horas após chuvas intensas, nem em áreas próximas à saída de canais ou galerias de águas pluviais. Durante e após períodos de chuva, a água que escoa pelas ruas pode transportar resíduos, sedimentos e outros contaminantes até o mar, comprometendo a qualidade da água.
Essas condições elevam a presença de bactérias e microrganismos, oferecendo riscos à saúde, como irritações na pele, conjuntivites e infecções gastrointestinais.
Para um banho mais seguro, a recomendação é:
Evitar o mar logo após chuvas fortes;
Preferir áreas afastadas de saídas de drenagem pluvial;
Consultar regularmente o monitoramento de balneabilidade do IMA, atualizado semanalmente no verão e mensalmente no restante do ano.
O crime ocorreu por volta das 19h nas proximidades da entrada para o Loteamento Brisas do Vale, na subida para o Campus 2 da Unoesc, após um desentend
Acidente oi registrado no início da noite de 22 de agosto na Rua Sete de Setembro, quando a vítima perdeu o controle da direção da moto ao passar por
A análise preliminar apontou a ocorrência de legítima defesa, excludente de ilicitude prevista nos artigos 23 e 25 do Código Penal. A decisão consider
Jean Felipe Parisotto, de 33 anos, morador de Joaçaba, morreu afogado após a embarcação em que estava virar durante pescaria nas águas do rio Uruguai
Diante do risco iminentemente representado pela liberdade do suspeito, a 3ª Promotoria de Justiça obteve junto ao Poder Judiciário a regressão cautela
Os policiais militares apuraram que a vítima, de 18 anos, foi deixada na unidade por ocupantes de um Renault/Clio escuro, que fugiram em seguida