Caco Da Rosa - Anvisa determina recolhimento de chá de camomila após encontrar larvas e insetos
Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 08/09/2026 | 23:20

Saúde

Anvisa determina recolhimento de chá de camomila após encontrar larvas e insetos

Publicado em 06/01/2026 ás19:20

Freepik

Foto: Freepik

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, na segunda-feira (5), o recolhimento do lote 6802956 do Chá de Camomila Lavi Tea, da marca Água da Serra. A medida inclui a proibição da comercialização, distribuição, divulgação e consumo do produto. A decisão foi tomada após a própria empresa comunicar à agência o recolhimento voluntário do lote, motivado pela constatação de irregularidades.

Em nota, a Anvisa informou que o ensaio de identificação de elementos histológicos — como células, tecidos e matriz extracelular — apontou a presença de talos, ramos e sementes que não são compatíveis com o chá de camomila. Além disso, a análise de matérias estranhas identificou 14 larvas inteiras e 224 fragmentos de insetos em uma amostra de 25 gramas do produto, número muito acima do limite máximo permitido, que é de 90 fragmentos para a mesma quantidade.

Segundo a agência, os resultados evidenciam graves falhas no cumprimento das boas práticas de fabricação no referido lote.

Pomada

A Anvisa também determinou a proibição da fabricação, distribuição, comercialização, divulgação, importação e uso da Pomada Cicatrizante Inkdraw Aftercare, indicada para cuidados pós-tatuagem. De acordo com a agência, o produto tem origem desconhecida e não possui registro ou notificação junto ao órgão regulador, o que inviabiliza sua comercialização no país.

 

Fonte: Agência Brasil

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

X