Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 18/04/2024 | 00:38

Saúde

SC vacina 500 mil pessoas contra gripe na primeira semana de campanha

Publicado em 28/04/2014 ás16:30

Desde o lançamento da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, iniciada no dia 22 deste mês, Santa Catarina é o estado que obteve os melhores índices parciais de cobertura. Até o último sábado, o Dia D de Mobilização Nacional contra a Influenza, o estado contabilizou 500 mil imunizações, o equivalente a 30% da meta prevista que é vacinar 1,4 milhão de pessoas. A campanha segue até o dia 9 de maio.

Vanessa Vieira da Silva, gerente de Imunização da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), mostra-se satisfeita com os resultados parciais e destaca que Santa Catarina está tendo um bom desempenho. “Já conseguimos 30% de cobertura vacinal nessa primeira semana de campanha e estamos em primeiro lugar no cenário nacional, seguido dos estados do Paraná e Rio Grande do Sul”, observa Vanessa.  Em 2013, Santa Catarina foi o estado que mais imunizou contra a gripe, ultrapassando a meta inicial dos 80% e atingindo o percentual de 96%.

No último sábado,1,8 mil unidades básicas de saúde dos 295 municípios catarinenses estiveram abertas para atender os grupos prioritários. A vacinação também ocorreu em postos volantes localizados estrategicamente nos municípios. Os pontos de vacinação funcionam das 8h às 17h, sem fechar para almoço. A Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) trabalhou em regime de plantão durante todo o dia para dar suporte aos municípios.

Vacina

A vacina protegerá contra três tipos de vírus: o Influenza A H1N1, o A H3N2 e o B. Devem se vacinar contra a gripe mulheres que tiveram filhos no período de até 45 dias antes da data de vacinação (puérperas) e os portadores de doenças crônicas. Também fazem parte dos grupos prioritários mulheres grávidas, povos indígenas, crianças com idade entre seis meses e menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), pessoas com 60 anos ou mais e população carcerária.

Os trabalhadores que atuam nos serviços públicos e privados em diferentes níveis de complexidade, voltados para a promoção e assistência à saúde, também serão vacinados.

Os pais devem levar a carteira de vacinação das crianças. Os adultos também devem portar a sua carteira, mas a ausência desta não é impedimento de tomar a vacina. Os profissionais de saúde devem levar a carteira profissional e as puérperas a caderneta de vacinação da criança.

Os doentes crônicos podem vacinar-se levando a indicação médica, de acordo com modelo da DIVE, vinculada à Superintendência de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Fonte: Assessoria de Comunicação

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X