Menu
Jornalismo (49) 99111-4055
Anuncie no Portal (49) 99117-4389
Previsão do Tempo 15/08/2026 | 09:08
Publicado em 05/06/2026 ás20:00
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta sexta-feira (5) a lei que permite a renovação automática da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para bons condutores. A medida autoriza o procedimento sem custos para motoristas que não cometeram infrações de trânsito sujeitas à pontuação nos últimos 12 meses.
A sanção presidencial ocorreu após o Senado aprovar a Medida Provisória (MP) 1327/25, editada em dezembro do ano passado pelo governo federal. De acordo com o Palácio do Planalto, cerca de 2 milhões de motoristas já foram beneficiados pela nova modalidade.

Foto: Ricardo Stuckert/PR
Segundo dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), a isenção de taxas na renovação automática já gerou uma economia de R$ 854,8 milhões para a população.
Isenção de taxas: A nova lei garante a renovação automática e sem custos para motoristas cadastrados no Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC).
Exames obrigatórios: Os exames de aptidão física e mental continuam obrigatórios para a validação do documento. Os procedimentos devem ser realizados exclusivamente por médicos e psicólogos especialistas em medicina do tráfego e psicologia do trânsito.
Tabela de preços: A legislação tabelou os valores dos exames médicos e psicológicos, que passarão a ser fixados pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Ficou instituído também o reajuste anual desses preços com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
Inconformada com a demissão, a trabalhadora acionou a Justiça do Trabalho para pedir a reversão da justa causa. Ela alegou que a punição foi despropor
Apesar do histórico recente no município vizinho, a profissional foi nomeada para o cargo em comissão de Diretora de Consultoria Administrativa e Legi
O veículo só parou após invadir a calçada na Avenida XV, em frente a uma loja de produtos de limpeza, com uma das motos enroscada embaixo do carro
O condutor desobedeceu à ordem de parada e foi perseguido pelas equipes, até que o carro saiu da pista e ficou atolado na lama. O homem fugiu a pé par
De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, a vítima era a condutora do carro, que também era ocupado por um homem que ficou preso às ferragens.
No local, os socorristas constataram que a vítima estava inconsciente, com uma lesão compatível com contato elétrico e um fio desencapado próximo às s