Caco Da Rosa - Homem é condenado por manter companheira em cárcere privado por uma semana
Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 12/06/2026 | 15:28

Geral

Homem é condenado por manter companheira em cárcere privado por uma semana

Publicado em 11/06/2026 ás16:00

Imagem gerada com IA (Google)

Foto: Imagem gerada com IA (Google)

Um homem foi condenado pela 2ª Vara Criminal da comarca de Lages por manter a companheira em cárcere privado, em um caso de violência doméstica registrado em julho de 2019. Durante cerca de uma semana, o réu impediu a vítima de sair de casa, trabalhar ou manter contato com outras pessoas, submetendo-a a agressões físicas, ameaças e ofensas constantes.

O juízo ressaltou que a restrição de liberdade não exige necessariamente um impedimento físico absoluto. No caso, ficou comprovado que a vítima estava sob forte pressão psicológica e física que a impedia de deixar o local. Áudios gravados pela própria mulher reforçaram o cenário de violência, contendo ordens expressas do acusado, que controlava inclusive a postura da vítima dentro da residência, determinando se ela deveria permanecer sentada ou deitada.

A sentença destaca o controle exercido pelo réu: “A prova dos autos revelou, de forma contundente, um quadro de extrema violência e opressão, no qual o acusado, mediante gritos e ordens imperativas, impunha à vítima rígidas restrições à sua liberdade de locomoção”.

Embora a vítima tenha optado por não prestar depoimento em juízo, o magistrado considerou o conjunto probatório suficiente. O juiz pontuou que o silêncio em episódios de violência doméstica é uma reação comum decorrente de medo, trauma ou dependência emocional, não sendo um impeditivo para a condenação.

O réu foi sentenciado por cárcere privado qualificado, devido ao sofrimento imposto à vítima, recebendo uma pena de dois anos e quatro meses de reclusão, em regime aberto. Além disso, deverá pagar R$ 5 mil a título de danos morais. O processo tramita em segredo de justiça e ainda cabe recurso.

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

X