Menu
Jornalismo (49) 99111-4055
Anuncie no Portal (49) 99117-4389
Previsão do Tempo 12/06/2026 | 15:28
Publicado em 11/06/2026 ás18:01
A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina (SDC/SC) intensificou o monitoramento climático após a confirmação do fenômeno El Niño, nesta quinta-feira (11), pela Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA). Embora o fenômeno seja conhecido por elevar o volume de chuvas no Sul do Brasil, as autoridades destacam que, neste momento, é prematuro determinar os impactos exatos para o estado.
O El Niño foi confirmado após o aquecimento das águas do Oceano Pacífico Equatorial ultrapassar +0,5°C com resposta atmosférica compatível. Segundo a NOAA, há 63% de chance de o fenômeno atingir uma intensidade "muito forte" este ano. Caso a previsão se confirme com anomalias acima de +2,0°C, este poderá ser um dos eventos mais intensos desde 1950.
"É dever do poder público se preparar para o pior, trabalhando sempre para que o melhor aconteça", afirmou o governador Jorginho Mello, reforçando a estratégia de antecipação do estado.

Circulação atmosférica associada ao El Niño – Fonte: NOAA
A Defesa Civil de Santa Catarina alerta que a magnitude dos impactos não depende apenas da temperatura do Pacífico, mas da combinação de condições atmosféricas locais e da vulnerabilidade de cada região. O maior risco associado ao El Niño em território catarinense é a potencialização de desastres como inundações, enxurradas e deslizamentos, com efeitos historicamente mais agudos entre a primavera e o verão.

Para enfrentar o cenário de alerta climático, o Governo de Santa Catarina adotou medidas estratégicas:
Decreto de Alerta: O Decreto nº 1.530 estabelece critérios objetivos para o pré-posicionamento de equipes e contratação de itens humanitários.
Operação Primavera 2026: Mobiliza os 295 municípios em ações de limpeza de drenagens, desassoreamento de rios e atualização de planos de contingência.
Tecnologia: O estado conta com uma rede de 172 estações hidrometeorológicas e quatro radares operando em escala permanente.
Gestão de Crise: Na próxima segunda-feira (15), o Comitê de Gestão de Crises se reunirá para alinhar as ações de resposta e assistência.
A Defesa Civil orienta que a população acompanhe os boletins oficiais e mantenha-se preparada. Para receber alertas via SMS ou WhatsApp, envie o seu CEP para o número 40199 (SMS) ou para (61) 2034-4611 (WhatsApp).
Em situações de chuva intensa, a orientação é evitar áreas alagadas. Ao notar sinais de deslizamentos — como rachaduras no solo ou árvores inclinadas — a recomendação é sair do local imediatamente e acionar a Defesa Civil pelo telefone 199.
Testemunhas relataram à PM que a mulher conduzia um Ford/Ka quando teria avançado com o veículo em direção a pessoas que atravessavam a via, atingindo
Para cumprir as ordens judiciais e evitar fugas, os policiais montaram um cerco simultâneo que se estendeu por diferentes regiões do estado. A primeir
De acordo com a PM, imagens que chegaram ao conhecimento da guarnição mostravam a jovem agredindo o companheiro e também a sogra. A mãe do rapaz sofre
A guarnição, que já possuía informações sobre a existência de um mandado de prisão expedido pela Comarca de Joaçaba, localizou a mulher no interior de
Entre as situações registradas pelas câmeras estão ações como arrastar um aluno pelo braço para forçá-lo a sentar, empurrar a cabeça de uma criança co
Duas ações da Polícia Militar resultaram na prisão de dois homens, na apreensão de um adolescente de 17 anos e no recolhimento de uma grande quantidad