Menu
Jornalismo (49) 99111-4055
Anuncie no Portal (49) 99117-4389
Previsão do Tempo 15/08/2026 | 06:58
Publicado em 16/07/2026 ás16:00
O Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Luzerna será palco, nesta sexta-feira (17), da Etapa Regional Oeste da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) 2026. O evento, um dos principais do país voltados à educação científica e tecnológica, ocorrerá das 8h30 às 16h e reunirá escolas públicas e privadas de toda a região, reforçando o compromisso do campus com a inovação, consolidada após a organização das etapas estaduais de 2024 e 2025 em parceria com o Polo Inovale e a Unoesc.
Nesta edição, o evento contará com a participação de 35 equipes, totalizando mais de 120 competidores. Os estudantes demonstrarão habilidades em programação, eletrônica, mecânica e automação através da modalidade Robótica de Resgate, na qual robôs autônomos percorrem cenários que simulam desastres reais para resgatar vítimas, e da modalidade Robótica Artística, que integra tecnologia e expressão cultural em performances onde os robôs são protagonistas.

O evento vai além da disputa, promovendo a integração entre instituições de ensino e o desenvolvimento de competências nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM). Além disso, funciona como um ambiente de troca de experiências entre alunos, professores e familiares, incentivando a formação de novos talentos para o mercado tecnológico.

Os visitantes poderão acompanhar as provas durante todo o dia e conhecer os projetos desenvolvidos pelos participantes. A etapa de Luzerna é classificatória para a fase estadual, que será realizada em Chapecó no mês de setembro, quando as equipes com melhor desempenho seguirão na competição em busca de uma vaga na etapa nacional.
Fonte: Ascom/IFC LuzernaInconformada com a demissão, a trabalhadora acionou a Justiça do Trabalho para pedir a reversão da justa causa. Ela alegou que a punição foi despropor
Apesar do histórico recente no município vizinho, a profissional foi nomeada para o cargo em comissão de Diretora de Consultoria Administrativa e Legi
O condutor desobedeceu à ordem de parada e foi perseguido pelas equipes, até que o carro saiu da pista e ficou atolado na lama. O homem fugiu a pé par
De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, a vítima era a condutora do carro, que também era ocupado por um homem que ficou preso às ferragens.
O veículo só parou após invadir a calçada na Avenida XV, em frente a uma loja de produtos de limpeza, com uma das motos enroscada embaixo do carro
No local, os socorristas constataram que a vítima estava inconsciente, com uma lesão compatível com contato elétrico e um fio desencapado próximo às s