Menu
Jornalismo (49) 99111-4055
Anuncie no Portal (49) 99117-4389
Previsão do Tempo 14/10/2026 | 10:30
Publicado em 13/08/2026 ás21:00
Por maioria de votos, os vereadores de Joaçaba mantiveram o veto do prefeito Vilson Sartori ao Projeto de Lei Legislativo nº 004/2026 durante a sessão realizada na quarta-feira (12). A proposta, de autoria conjunta da vereadora Rita Weiss e do vereador Ricardo Menezes (atualmente licenciado), visava estabelecer normas para a circulação de ciclomotores, bicicletas elétricas e outros equipamentos de mobilidade individual no município.
De acordo com a vereadora Rita Weiss, a iniciativa nasceu da urgência em organizar o trânsito local diante de recorrentes irregularidades observadas nas ruas da cidade.
“Percebemos que existem muitos adolescentes dirigindo essas motinhas elétricas. Também vemos adolescentes e adultos utilizando os equipamentos sem capacete e trafegando na contramão das vias da nossa cidade. Em conversa com a Polícia Militar e com a população, identificamos a necessidade de regulamentar o uso desses equipamentos no município”, explicou a parlamentar.

O veto do Executivo foi mantido por cinco votos. No entanto, durante o debate, o vereador Leandro Sarto sugeriu que a matéria seja reapresentada ao Legislativo, desta vez ajustada para sanar os trechos apontados pelo governo municipal como inconstitucionais — sugestão que foi acolhida pelos demais colegas de plenário.
Para Rita Weiss, o objetivo é retomar o debate com celeridade para garantir maior segurança viária na cidade:
“Nosso interesse é regulamentar este assunto o mais breve possível, para que a utilização desses equipamentos possa ser monitorada e, assim, sejam evitados possíveis acidentes”, ponderou.
Com o encaminhamento definido, o grupo de trabalho deve reformular o texto legal, adequando-o à legislação vigente para destravar a discussão e avançar na regulamentação do tráfego de ciclomotores e bikes elétricas em Joaçaba.
A vítima contou aos policiais que foi até a residência para cuidar da mãe, que havia passado por uma cirurgia recentemente, quando ocorreu uma discuss
A mulher, que possui deficiência visual, relatou que foi mantida contra a própria vontade no apartamento onde reside com o suspeito ao longo do dia, p
A vítima relatou que o indivíduo passou as mãos em seus seios duas vezes enquanto ela transitava por uma escadaria que liga os bairros Flor da Serra e
A solicitação é feita de forma 100% digital pelo Aplicativo FGTS, na opção de saques, sem necessidade de ir a uma agência bancária. O trabalhador pode
O Corpo de Bombeiros foi acionado, mas os socorristas encontraram a vítima no interior do automóvel com ausência de sinais vitais em uma área de mata
Crimes de lesão corporal, ameaça, dano, tráfico de drogas e descumprimento de medida protetiva de urgência, no âmbito de violência doméstica e familia