Menu
Jornalismo (49) 99111-4055
Anuncie no Portal (49) 99117-4389
Previsão do Tempo 14/10/2026 | 10:33
Publicado em 28/08/2026 ás10:00
O Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST), de Joaçaba, avança na construção de seu novo Centro de Oncologia. A obra já atingiu 75% de execução global, representando um importante investimento na ampliação e qualificação da estrutura destinada aos pacientes que realizam tratamento oncológico na instituição.
Referência no setor e responsável pelo atendimento de moradores de mais de 55 municípios catarinenses, o HUST registrou, somente entre janeiro e julho de 2026, mais de 20 mil atendimentos na área de oncologia. O volume expressivo dimensiona a relevância do serviço e a necessidade de uma estrutura planejada para acolher a demanda regional.
Com 2.570,19 m² de área construída distribuída em quatro pavimentos, o novo prédio foi projetado para integrar diferentes etapas do cuidado. Um dos principais diferenciais será a ligação direta entre os serviços de oncologia e radioterapia, aproximando os setores e proporcionando uma jornada mais integrada aos pacientes.
O projeto prevê 14 consultórios para atendimento especializado e capacidade para 50 posições de tratamento, divididas entre 40 poltronas e 10 leitos. A estrutura também contará com duas capelas para manipulação de quimioterápicos, além de espaços voltados à realização de exames de cintilografia e tomografia.
Pensando no bem-estar de pacientes e familiares, a concepção arquitetônica inclui salas de espera planejadas para oferecer maior acolhimento e uma cafeteria interna.

Com a parte estrutural e a instalação dos pisos 100% concluídas, os trabalhos concentram-se atualmente nos sistemas de climatização, rede elétrica, hidráulica, além da execução de drywall e pintura. O investimento total na obra ultrapassa os R$ 10,5 milhões.
Paralelamente, o HUST finaliza o projeto de ambientação e já articula a busca de recursos para a aquisição dos equipamentos. O processo conta com a sinalização de apoio da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina para viabilizar a estruturação completa do espaço.
Para a diretora-geral do HUST, Lindamir Secchi Gadler, a nova obra acompanha a dimensão que o atendimento oncológico alcançou na macrorregião. "Quando olhamos para os mais de 20 mil atendimentos realizados pela oncologia somente nos primeiros sete meses deste ano, entendemos a dimensão desse serviço e a responsabilidade que o HUST tem com toda a região. O novo Centro de Oncologia está sendo construído para oferecer uma estrutura ainda mais adequada, integrada e acolhedora para quem enfrenta o tratamento oncológico", destaca Lindamir.
Mais do que ampliar o espaço físico, a iniciativa consolida o papel do HUST como polo de saúde no Meio-Oeste catarinense, unindo assistência de alta complexidade, ensino, pesquisa e um modelo de cuidado centrado na humanização.
Fonte: Ascom/HUSTA vítima contou aos policiais que foi até a residência para cuidar da mãe, que havia passado por uma cirurgia recentemente, quando ocorreu uma discuss
A mulher, que possui deficiência visual, relatou que foi mantida contra a própria vontade no apartamento onde reside com o suspeito ao longo do dia, p
A vítima relatou que o indivíduo passou as mãos em seus seios duas vezes enquanto ela transitava por uma escadaria que liga os bairros Flor da Serra e
A solicitação é feita de forma 100% digital pelo Aplicativo FGTS, na opção de saques, sem necessidade de ir a uma agência bancária. O trabalhador pode
O Corpo de Bombeiros foi acionado, mas os socorristas encontraram a vítima no interior do automóvel com ausência de sinais vitais em uma área de mata
Crimes de lesão corporal, ameaça, dano, tráfico de drogas e descumprimento de medida protetiva de urgência, no âmbito de violência doméstica e familia