Caco Da Rosa - Atleta da Unoesc Joaçaba conquista medalha inédita para SC no badminton
Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 02/09/2026 | 10:36

Esportes

Atleta da Unoesc Joaçaba conquista medalha inédita para SC no badminton

Publicado em 02/09/2026 ás09:20

Divulgação

Foto: Divulgação

A acadêmica de Fisioterapia da Unoesc Joaçaba Letícia Pinto Andres fez história nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) Goiás 2026 ao conquistar o vice-campeonato de simples feminino no badminton. O resultado rendeu a Santa Catarina a primeira medalha da modalidade na história da competição nacional universitária. A instituição também foi representada no torneio pela atleta Maria Luiza Zílio.

Competindo entre 44 atletas, Letícia teve uma campanha de alto nível acompanhada de perto pelo pai e técnico, Anderson Andres, treinador da Associação Meio Oeste de Badminton (AMOB). A trajetória rumo à final incluiu vitórias decisivas sobre representantes do Paraná (campeã de 2025), Pernambuco, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. Na decisão, a atleta foi superada em uma partida extremamente equilibrada de três sets contra a representante gaúcha, garantindo a prata.

Legado familiar

A conquista carrega um profundo significado afetivo e histórico para Joaçaba. Letícia é neta do saudoso professor Edmar de Oliveira Pinto, o "Edinho", pioneiro na implantação do badminton no município, primeiro coordenador e fundador do curso de Educação Física da Unoesc, além de ex-presidente da Fesporte.

Os JUBs Goiás 2026, promovidos pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), seguem até o dia 5 de setembro reunindo cerca de 9 mil atletas de 180 instituições de ensino superior em Goiânia e Trindade.

Fonte: Nativa Comunicação

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

X