Caco Da Rosa - Aeroporto Santa Terezinha terá retomada de voos comerciais em novembro
Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 16/09/2026 | 04:52

Joaçaba

Aeroporto Santa Terezinha terá retomada de voos comerciais em novembro

Publicado em 15/09/2026 ás16:00

Divulgação

Foto: Divulgação

O próximo dia 3 de novembro marcará uma nova e importante etapa para o desenvolvimento de Joaçaba e de toda a região. A data prevista para a retomada dos voos comerciais no Aeroporto Santa Terezinha representa o fim de um longo período em que o terminal esteve restrito, principalmente, a operações particulares e aeronaves de serviços especializados.

A retomada dos voos comerciais é resultado de uma mobilização que se estendeu ao longo da última década e envolveu diferentes setores da sociedade. Entre as iniciativas, destacam-se as ações do setor empresarial, especialmente por meio da Associação Comercial e Industrial do Oeste Catarinense (Acioc), na busca pela infraestrutura necessária para permitir a operação de aeronaves comerciais.

No Poder Público, diferentes movimentos também foram realizados para viabilizar o retorno das operações. Entre os agentes que deram destaque ao tema está o vereador Diego Bairros, que, ao longo dos últimos anos, buscou ampliar o diálogo com o Governo do Estado e reforçar a importância estratégica do aeroporto para Joaçaba e os municípios da região.

Para Diego, a retomada dos voos representa muito mais do que uma nova opção de transporte. O vereador avalia que a conexão aérea poderá contribuir diretamente para a atração de investimentos, o fortalecimento das empresas e a integração regional, além de gerar novas oportunidades para o setor educacional.

“O aeroporto é uma estrutura estratégica para o desenvolvimento de Joaçaba e de toda a nossa região. Ter uma ligação aérea regular facilita a chegada de investidores, aproxima empresas, profissionais e instituições e amplia as possibilidades de negócios. Mas também precisamos olhar para a educação superior. Joaçaba é um polo universitário e recebe estudantes, professores e profissionais de diferentes regiões. Uma conexão aérea regular torna a cidade mais acessível e competitiva e pode contribuir para fortalecer ainda mais esse ambiente de ensino, pesquisa e inovação”, destaca Diego Bairros.

Após processo de licitação realizado pelo Governo do Estado, a Azul Conecta será responsável pela operação dos voos regionais, que beneficiarão diferentes aeroportos de pequeno porte de Santa Catarina, entre eles o Aeroporto Santa Terezinha, em Joaçaba.

Inicialmente, a previsão é de voos entre Joaçaba e Florianópolis às terças e quintas-feiras. A passagem terá custo estimado de R$ 450 por trecho, incluindo serviço de bordo, bagagem de mão e uma mala de até 23 quilos.

A retomada das operações coloca novamente Joaçaba na rota da aviação comercial e representa uma oportunidade de ampliar a integração do município com a Capital e, a partir dela, com outras regiões do Estado e do país. Para o município, o aeroporto passa a ser visto não apenas como uma alternativa de transporte, mas como uma infraestrutura capaz de contribuir para o desenvolvimento econômico, educacional e regional.

Fonte: Adriana Panizzi/Ascom Câmara de Vereadores

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

X