Caco Da Rosa - Santa Catarina registra tsunami meteorológico no Litoral Sul
Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 21/09/2026 | 20:26

Tempo

Santa Catarina registra tsunami meteorológico no Litoral Sul

Publicado em 21/09/2026 ás18:00

Reprodução

Foto: Reprodução

Uma elevação súbita do nível do mar provocou alagamentos em Jaguaruna, Laguna e Imbituba na manhã desta segunda-feira (21), em um episódio associado a um tsunami meteorológico. Equipes das Defesas Civis municipais estão em campo avaliando danos em edificações, vias com acúmulo de areia e barcos arrastados. Não há registros de vítimas.

O fenômeno, raro e de difícil previsibilidade, decorre de alterações bruscas na pressão atmosférica e de ventos intensos que alcançaram entre 60 e 90 km/h, sem relação com eventos sísmicos. Segundo o meteorologista da Defesa Civil estadual Caio Guerra, a condição foi confirmada por meio de radares, satélites e marégrafos, e não há indicação de novos episódios semelhantes para os próximos dias devido ao avanço de uma massa de ar seco.

Temporais e risco de granizo

O tempo severo segue exigindo atenção em Santa Catarina, com temporais isolados, risco alto para vendavais e granizo na maior parte do estado, especialmente no Oeste e Extremo-Oeste. As instabilidades persistem até a madrugada e a manhã de terça-feira (22), mantendo também a bacia hidrográfica do Rio Iguaçu, no Planalto Norte, sob monitoramento para elevação gradual dos níveis.

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

X