

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 15/03/2025 | 18:43
Publicado em 07/07/2014 ás09:53
Dos 580 pedidos de registro de candidatura realizados até sábado (5), oito foram para o governo do Estado e sete para o Senado. Os nomes dos concorrentes já estão disponíveis no Sistema de Divulgação de Candidaturas (DivulgaCand 2014), do TSE.
Entre os cinco cargos disponíveis para disputa, Santa Catarina apresentou oito pedidos para a vaga de governador; oito para vice-governador; sete para senador – mais 14 suplentes; 120 requisições para deputado federal; e 423 pedidos para deputado estadual.
Agora, para se transformarem em registros definitivos, os pedidos devem ainda ser julgados pelo Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), que confirmaram se todos os pré-requisitos para a candidatura foram preenchidos. Os magistrados têm até o dia 21 de agosto para julgar todos os pedidos, inclusive os impugnados e os respectivos recursos (§1º, artigo 16, Lei 9.504/97).
A partir do dia seis de julho a propaganda eleitoral passa a ser permitida, desde que siga as normas previstas pela Legislação Eleitoral. Para este ano, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) publicou a Resolução TSE nº 23.404/2014, que dispõe sobre propaganda eleitoral e condutas ilícitas na campanha de 2014. Para orientar os veículos de comunicação, o TRE-SC produziu um Manual de Propaganda Eleitoral, que trata do tema de forma mais simplificada.
Denúncias contra o registro
Depois de divulgado o edital oficial com os pedidos de candidatura – o que deve ocorrer nesta segunda-feira dia 7 de julho -, partidos políticos e candidatos ainda podem “impugnar” o registro caso apresentem motivos que levem à inelegibilidade dos concorrentes. Com a denúncia, os juízes avaliarão se o candidato está ou não apto a concorrer. O prazo de impugnação é de cinco dias após a publicação do edital.
Caso tenha o registro cancelado, o partido político ou a coligação poderá apresentar novo candidato ao pleito, desde que isso ocorra até 60 dias antes do dia da votação. Nas eleições majoritárias (na qual elegem-se presidente, governador e senadores), caso o candidato renuncie ou venha a falecer, o partido também poderá substituí-lo por outro integrante desde que a mudança seja feita até 20 dias antes da eleição.
Candidatos ao Governo
1. Afrânio Boppré – PSOL
2. Cláudio Vignatti – PT
3. Elpidio Neves – PRP
4. Gilmar Salgado – PSTU
5. Janaina Deitos – PPL / PMN (Coragem e compromisso a Santa Catarina)
6. Raimundo Colombo - PSD / PRB / PMDB / PR / PTB / PSC / PSDC / PROS / PV / PC do B / PDT / DEM (Santa Catarina em Primeiro Lugar)
7. Marlene Soccas– PCB
8. Paulo Bauer - PP / PSL / PTN / PPS / PRTB / PHS / PTC / PSB / PSDB / PEN / PT do B / SD (Muda Brasil, Muda Santa Catarina)
Candidatos ao Senado
1. Alan Alves Moreira – PPL / PMN (Coragem e compromisso a Santa Catarina)
2. Amauri Soares – PSOL
3. Dário Berger – PSD / PRB / PMDB / PR / PTB / PSC / PSDC / PROS / PV / PC do B / PDT / DEM (Santa Catarina em Primeiro Lugar)
4. Junara Aparecida Gonçalvez Ferraz – PRP
5. Milton Mendes – PT
6. Paulo Bornhausen – PP / PSL / PTN / PPS / PRTB / PHS / PTC / PSB / PSDB / PEN / PT do B / SD (Muda Brasil, Muda Santa Catarina)
7. Rosane de Souza - PSTU
A prisão do foragido foi realizada pela guarnição do Tático por volta das 23h desta segunda-feira (10), na Rua Santos Dumont, em Herval d’Oeste
Idilvana relatou que a Secretaria alega que suas declarações estariam generalizando a situação e prejudicando a imagem dos demais profissionais
Diante das denúncias, o prefeito determinou o afastamento preventivo das servidoras e instituiu uma comissão para conduzir os processos
No dia 24 de agosto de 2023, um corpo sem cabeça foi encontrado boiando no Rio do Peixe, na estrada municipal da Barra do Leão, em Campos Novos
A decisão abrange as unidades de Herval d’Oeste e Campos Novos e proíbe a BRF de rejeitar recomendações médicas de afastamento apresentadas
A ação contou com um efetivo de cerca de 50 policiais e teve como objetivo o cumprimento de mandados de busca e apreensão em endereços identificados
Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba
Fone: (49) 3522-1787