Apareceu aqui, virou notícia!
(49) 9111 4055
Previsão do Tempo
17-10-2019 | 05:17
AGRICULTURA06/02/2013 às 15:34

Estiagem castiga produção de grãos em Erval Velho

Estiagem castiga produção de grãos em Erval Velho
Foto:Foto ilustrativa

Os produtores de grãos de Erval Velho têm enfrentando nos últimos meses uma forte estiagem, que vêm causando prejuízos nas lavouras de milho e soja. Chuvas abaixo da média foram registradas no mês de dezembro de 2012 e janeiro de 2013, época em que as plantas estavam no processo de germinação.

A quebra na produção das lavouras de milho é estimada em 40%. A informação foi confirmada pelo Engenheiro Agrônomo da EPAGRI de Erval Velho, Darci Galio. “A estiagem que ocorreu no mês de dezembro, atingiu as lavouras que foram plantadas mais cedo. Esta de janeiro atingiu as lavouras do tarde. As quebras na produção de milho são estimadas acima de 40%” comentou Darci.

O funcionário da EPAGRI orientou os produtores que possuem empréstimo do PRONAF (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), para procurarem a unidade, em busca de orientações do seguro PROAGRO (Programa de Garantia da Atividade Agropecuária) que garante a exoneração de obrigações financeiras relativas a operação de crédito rural de custeio, cuja liquidação seja dificultada pela ocorrência de fenômenos naturais, pragas e doenças que atinjam rebanhos e plantações, na forma estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional – CMN. Darci alertou os produtores de grãos, para que os mesmos não realizem a colheita, antes de fazer o pedido do seguro.

No último final de semana, chuvas pouco significativas foram registradas no município. Segundo Darci, existe a previsão de chuva com maior intensidade para este final de semana, que pode contribuir para amenizar a estiagem. “Chuvas mais significativas são esperadas para este final de semana na região, fato este que pode contribuir para o fim da estiagem” finalizou o agrônomo.


fonte: Christian Conte

Tags
Comentários
Publicidade Caitá Supermercados
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui