Menu
Jornalismo (49) 99111-4055
Anuncie no Portal (49) 99117-4389
Previsão do Tempo 09/06/2026 | 18:39
Publicado em 16/09/2014 ás21:00
Foi inaugurada na tarde desta terça-feira (16) a Central Regional de Emergências (CRE-190) no 26º Batalhão de Polícia Militar em Herval d´Oeste. O novo espaço é destinado a integração regional das agências que prestam serviços de emergência, como Polícia Militar, SAMU e Bombeiros. A Central atenderá inicialmente seis municípios (Herval d´Oeste, Joaçaba, Luzerna, Erval Velho, Lacerdópolis e Catanduvas) com o emprego de novas e modernas tecnologias, depois vai agregar mais 13, totalizando 19 municípios da região com o georreferenciamento da frota e das ocorrências. O investimento é de R$ 854 mil, sendo R$ 254 mil na obra física e R$ 600 mil em equipamentos.
“Um belíssimo investimento que ultrapassa a questão financeira e material, vai além, para representar vida, resgate e segurança”, avaliou o governador em exercício, desembargador Nelson Juliano Schaefer Martins. “Teremos uma Central que permitirá um atendimento rápido e eficaz. Com essa atividade estaremos resguardando a segurança de uma coletividade”, discursou Martins.
Coronel Vânio Luiz Dalmarco, responsável pela implantação da Central de Emergência, justificou que os Bombeiros inicialmente não vão participar do processo por questões tecnológicas que estão sendo resolvidas, e que os demais municípios vão aderir a partir do momento que o sistema de radiocomunicação esteja completo. “O SAMU é parceiro natural das centrais. Aqui era a única central de regulação em que ele não estava junto com a Polícia Militar. Será apenas uma questão de ajustes”, comentou Dalmarco ao justificar que o prédio é novo, com novas configurações, e que implicam em fases de testes. “Quando estiver tudo perfeito a gente consegue trazer o SAMU para cá”.
“Vamos ganhar tempo, pois através do georreferenciamento, teremos informações em tela de onde está acontecendo a ocorrência, podendo despachar rapidamente as viaturas que estão mais próximas ao local”, explicou o Comandante-Geral da Polícia Militar em Santa Catarina, coronel Valdemir Cabral. “Com isso, o estado cumpre seu compromisso de atender bem e melhor a população, dando mais segurança e tranquilidade”, acrescentou.
Para o secretário de Estado da Segurança Pública, César Augusto Grubba, a Central Regional é uma ferramenta fundamental para o efetivo trabalho da Polícia Militar em dar uma resposta mais rápida criminalidade. “Já inauguramos aqui o videomonitoramento, que permite a integração com a Polícia Civil, pois utiliza as imagens para anexar aos inquéritos”, lembrou ao elogiar a implantação do sistema.
A secretaria de estado da segurança pública já conta com 10 centrais regionais em operação: Criciuma, Tubarão, Florainópolis, Balneário Camboriú, Itajaí, Joinville, Jaraguá do Sul, Blumenau, Lages e Chapecó.
Testemunhas relataram à PM que a mulher conduzia um Ford/Ka quando teria avançado com o veículo em direção a pessoas que atravessavam a via, atingindo
Segundo os relatos, a motivação das agressões estaria relacionada a um desentendimento familiar envolvendo o relacionamento amoroso entre o filho do a
De acordo com as investigações, a mulher foi acolhida pela família após sensibilizar membros de uma igreja com uma série de histórias inventadas. Como
De acordo com a PM, imagens que chegaram ao conhecimento da guarnição mostravam a jovem agredindo o companheiro e também a sogra. A mãe do rapaz sofre
Entre as situações registradas pelas câmeras estão ações como arrastar um aluno pelo braço para forçá-lo a sentar, empurrar a cabeça de uma criança co
De acordo com informações da Polícia Militar, a dupla armada invadiu o local por volta das 22h25 e anunciou o assalto, rendendo as vítimas e subtraind