Menu
Jornalismo (49) 99111-4055
Anuncie no Portal (49) 99117-4389
Previsão do Tempo 08/09/2026 | 19:52
Publicado em 30/09/2014 ás09:00
A Defesa Civil de Santa Catarina passa a contar com mais uma ferramenta no Sistema de Prevenção, a partir dessa terça-feira, 30. As imagens do Radar Meteorológico do Estado serão disponibilizadas nos sites da Defesa Civil e da Epagri/Ciram. A população terá acesso em tempo real aos modelos produzidos pelo equipamento.
Conforme o secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, o momento pode ser considerado um marco para o Estado. “É mais uma forma de estarmos monitorando o tempo em Santa Catarina. O Radar possibilita ter uma previsão certeira com até duas horas de antecedência”, frisou.
A instalação
Desde 2008, após os desastres naturais que atingiram SC, a Defesa Civil entendeu a importância de se ter um equipamento de monitoramento e previsão do tempo. Após várias discussões, em 2012, o projeto ganhou força.
Foram avaliadas três áreas do Estado: Santa Cecília, Rio do Sul e Lontras. A escolha do terreno foi amparada pela experiência dos técnicos do Simepar. Depois da escolha do local, entre Lontras e Presidente Nereu, no Alto Vale do Itajaí, foi dado início nas atividades de desapropriação da área.
Em fevereiro de 2013 foi assinada a ordem de serviço para início da construção da torre do radar. O prédio de 25 metros possui oito andares. No térreo fica sala gerador e transformador, no primeiro andar, o alojamento, no segundo, a cozinha, do terceiro ao sexto, o espaço para empresas, que utilizam transmissão em altitudes, como telefonia e televisão, no sétimo andar o equipamento de manutenção e no oitavo, o radar meteorológico.
A montagem do radar começou no primeiro semestre de 2014 e em junho foi concluída, com o teste das imagens feita em julho deste ano.
Investimentos
O Radar Meteorológico, adquirido nos Estados Unidos, é considerado um dois mais modernos. O Governo de Santa Catarina investiu R$ 10 milhões na aquisição do equipamento. Os recursos são do Fundo Estadual da Defesa Civil (Fundec).
Cobertura
O Radar Meteorológico de Santa Catarina atinge até 200 quilômetros de raio. A cobertura do equipamento exclusivo para previsão do tempo no Estado é de 77% do território catarinense. São 191 municípios monitorados pelo radar. Apenas parte do Sul e do Oeste ficaram sem cobertura, mas serão atendidos, nesse primeiro momento, por outros equipamentos de Estados vizinhos, a parceria já existente.
Monitoramento
A Defesa Civil de Santa Catarina vai contar com técnicos que passaram por uma formação, junto aos profissionais que vieram dos Estados Unidos para oferecer a capacitação. Os meteorologistas da Epagri/Ciram também vão operar com as imagens.
Elas são geradas automaticamente de Lontras para Florianópolis de forma remota, sem a necessidade de ter profissionais na torre do Radar, no Alto Vale.
O gerente de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Santa Catarina, Frederico Rudorff, relata que as chuvas que caíram no Estado nos últimos dias já foram registradas pelo equipamento. "Isso demonstra a eficiência do radar e que será uma ferramenta importante no trabalho de prevenção", disse.
Apesar disso, o diretor de Prevenção da Defesa Civil, Fabiano de Souza, reforça a importância de se ter outras ferramentas para auxiliar."Temos que estar cientes que o radar meteorológico não vai operar sozinho. Ele é importante, mas pode nos dar um panorama a curto prazo. Com isso estaremos emitindo os avisos necessários", enfatizou.
O Radar Meteorológico poderá prever, por exemplo, o volume de chuva, o risco de queda de granizo e outras ações do tempo.
Fonte: AssessoriaO crime ocorreu por volta das 19h nas proximidades da entrada para o Loteamento Brisas do Vale, na subida para o Campus 2 da Unoesc, após um desentend
Acidente oi registrado no início da noite de 22 de agosto na Rua Sete de Setembro, quando a vítima perdeu o controle da direção da moto ao passar por
A análise preliminar apontou a ocorrência de legítima defesa, excludente de ilicitude prevista nos artigos 23 e 25 do Código Penal. A decisão consider
Jean Felipe Parisotto, de 33 anos, morador de Joaçaba, morreu afogado após a embarcação em que estava virar durante pescaria nas águas do rio Uruguai
Diante do risco iminentemente representado pela liberdade do suspeito, a 3ª Promotoria de Justiça obteve junto ao Poder Judiciário a regressão cautela
Os policiais militares apuraram que a vítima, de 18 anos, foi deixada na unidade por ocupantes de um Renault/Clio escuro, que fugiram em seguida