Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 16/04/2024 | 20:48

Saúde

Campanha contra sarampo e poliomielite começa neste sábado

Publicado em 07/11/2014 ás09:45

Imagem ilustrativa (Internet)

Foto: Imagem ilustrativa (Internet)

Neste sábado, 8, começa a campanha de vacinação contra o sarampo e a poliomielite. A meta é alcançar 95% de cobertura vacinal contra as duas doenças nos 295 municípios catarinenses. Cerca de 380 mil crianças com idade de seis meses a cinco anos incompletos (quatro anos, 11 meses e 29 dias) devem ser vacinadas contra a poliomielite. Além disso, mais de 330 mil crianças com idade de um ano até cinco anos incompletos (quatro anos, 11 meses e 29 dias) devem ser imunizadas contra o sarampo. A campanha vai até o dia 28 de novembro.

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) recomenda que todas as crianças nas faixas etárias indicadas recebam as doses, até mesmo aquelas que estão com o esquema vacinal em dia. Neste sábado (8), “Dia D” da campanha, os postos de vacinação ficarão abertos das 8h às 17h em todo o Estado. Nos dias úteis, os postos funcionarão em horário normal.

A vacina contra poliomielite deve ser adiada em crianças portadoras de infecções agudas, com febre acima de 38 graus, sendo contraindicada em casos de hipersensibilidade aos antibióticos estreptomicina ou eritromicina, ou que tenham demonstrado alguma reação anterior. Além disso, crianças imunologicamente deficientes e/ou que estejam em contato hospitalar ou domiciliar com pessoa imunodeprimida não devem se vacinar. Já a vacina Tríplice Viral e Tetra Viral, que protege contra o sarampo, rubéola e caxumba, é contraindicada para crianças que apresentaram alergia grave à dose anterior.

Vacinação

A vacina oral contra a poliomielite (VOP) protege contra os três tipos de vírus da pólio causador da paralisia infantil, possuindo uma eficácia de 95%. Em 2014, até o dia 22 de outubro, foram registrados 247 casos de Poliomielite no mundo, sendo 228 em países endêmicos e 19 em países não endêmicos.

O objetivo da campanha de vacinação contra o sarampo é imunizar crianças menores de cinco anos que ainda não foram vacinadas e corrigir falhas na primeira aplicação da vacina, garantindo a manutenção do estado de eliminação da doença no país. No Brasil, foram reportados 596 casos de sarampo em 2013 e 2014, com maior concentração em Pernambuco e Ceará. No mundo, foram 125.978 registros do início deste ano até o dia 14 de agosto, com circulação endêmica em países da África, Ásia e Oceania.

A vacina, que também protege contra a Rubéola e a Caxumba, é o único método seguro e preventivo contra o sarampo. Os principais sintomas da doença são febre, manchas vermelhas no corpo, tosse, conjuntivite e coriza, e a transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções expelidas ao tossir, espirrar e falar.

Fonte: Assessoria

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X