Educação
Mais de 13 mil tablets serão distribuídos aos professores da rede estadual
Publicado em 19/02/2013 ás11:24
Foto: Divulgação
As t
ecnologias educacionais ganharão um novo acréscimo em 2013. Para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem, a Secretaria de Estado da Educação (SED) irá entregar às escolas da rede pública estadual, nos próximos dias, 2.080 lousas digitais, 2.080 tablets de 10 polegadas e 11.856 tablets de 7 polegadas. As lousas digitais e os tablets maiores ficarão dentro das salas de aula, serão 2 unidades para cada 4 salas. Os tablets menores, de 7 polegadas, serão disponibilizados para o uso do professor de ensino médio.
A princípio, as unidades que receberão os equipamentos serão as escolas de ensino médio, iniciando pelas escolas de Ensino Médio Inovador/Integral. Contudo, as outras modalidades já constam no cronograma de futuras entregas. Os pré-requisitos para receber os equipamentos são possuir acesso à internet banda larga na escola e ter um laboratório ProInfo instalado.
Segundo a gerente de Tecnologias Educacionais da SED, Suzana Camargo, o objetivo é fazer das escolas um espaço potencializador de aprendizagens na era da informação e do conhecimento. “O uso pedagógico do tablet poderá proporcionar grandes momentos de interação, de construção de conhecimento e de troca de experiências entre professores e alunos”, afirma.
A meta é instrumentalizar e formar os professores e gestores das escolas para o uso intensivo das Tecnologias da Informação e Comunicação. Os conteúdos disponíveis no equipamento abrangem Física, Química, Matemática e Biologia, por meio do Khan Academy, além de publicações especializadas, objetos de aprendizagem educacionais, aplicativos de comunicação e interação, ferramentas de edição de imagens e vídeos, biblioteca do professor, portais educacionais do Ministério da Educação e Educopédia.
A preparação para o uso das novas tecnologias será feita por meio de cursos oferecidos pela SED. A formação acontecerá em 18 polos regionais, com 400 profissionais, e habilitará os participantes para o uso da plataforma virtual de aprendizagem e-ProInfo. A preparação para o uso do novo ambiente colaborativo de aprendizagem acontecerá por intermédio dessa plataforma.
Os cursos serão realizados nos laboratórios de informática dos Núcleos de Tecnologias Educacionais. Serão disponibilizados dois polos para cada Gerência Regional de Educação, sendo realizada a formação em Braço do Norte, Criciúma, Florianópolis, Maravilha, Dionísio Cerqueira, Joinville, Canoinhas, Brusque, Timbó, Videira, Curitibanos, Chapecó, Palmitos, Ituporanga, Joaçaba e Xanxerê.
Fonte: Secretaria de Estado de Comunicação