Educação
Unoesc está entre as instituições que mais divulgam conteúdo acadêmico na Web
Publicado em 22/02/2013 ás11:35
Um l
evantamento realizado pelo Laboratório de Cibermetria do Centro de Ciências Humanas e Sociais do governo espanhol apontou as instituições que mais produzem e publicam pesquisas e conteúdos acadêmicos na internet. Foram avaliadas mais de 21 mil universidades e centros de pesquisa de todo o mundo, sendo 1.676 brasileiros.
A Unoesc ocupa a posição número 2.996 no ranking mundial e a 107ª no ranking que considera somente as instituições brasileiras. Em comparação com universidades catarinenses, a Unoesc ocupa a 7ª posição, atrás apenas da UFSC, Udesc, Univali, FURB, Unisul e Unesc.
Conforme divulgado no início deste mês pelo portal de notícias Estadão, de São Paulo, o ranking leva em consideração o volume de conteúdo divulgado na web, a visibilidade e o impacto das publicações na rede, além de aspectos como qualidade das políticas de edição eletrônica, livre acesso e transparência. O objetivo é estimular instituições e estudiosos a manterem uma presença na web que reflita com precisão suas atividades.
De acordo com o Vice-reitor Acadêmico da Unoesc, professor Dr. Nelson Santos Machado, as posições que a Unoesc ocupa tanto no levantamento mundial quando naquele que considera apenas as instituições brasileiras são muito positivas, tendo em vista o número de instituições avaliadas.
Para o Vice-reitor, essas posições resultam de fatores como a consolidação da pós-graduação Stricto Sensu, com a criação de novos cursos de Mestrado, a projeção de Doutorados e o consequente aprofundamento da pesquisa científica na Universidade; a internacionalização da Unoesc por meio de parcerias em pesquisas e do intercâmbio de alunos e de professores com importantes universidades mundiais; a qualificação de periódicos (revistas científicas) da Editora Unoesc em conformidade com os critérios Qualis/Capes e integralmente publicadas na internet; a presença dos currículos dos professores e dos grupos de pesquisa na Plataforma Lattes; além da revitalização do próprio site da Unoesc, que hoje apresenta espaço para os grupos de pesquisa ligados aos programas de Mestrado, informações sobre a mobilidade acadêmica, acesso às publicações da Editora Unoesc e muito mais.
– Não basta produzir conhecimento, é necessário comunicar e interagir, e neste sentido a internet é uma poderosa aliada que deve ser devidamente explorada – diz o Vice-reitor.
O ranking pode ser encontrado no link:
www.webometrics.info/en/Latin_America/Brazi
Fonte: Bruna Santos de Andrade
Assessora de Imprensa Unoesc