Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 28/03/2024 | 14:10

Educação

Dirigentes da Unoesc conhecem novas metodologias em São Paulo

Publicado em 28/05/2015 ás10:31

Centro Salesiano de São Paulo (Unisal) em Lorena

Foto: Centro Salesiano de São Paulo (Unisal) em Lorena

Na última semana, o pró-reitor de Graduação da Unoesc, professor Ricardo Marcelo de Menezes, e a diretora de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da Unoesc Joaçaba, professora Jessica Romeiro Mota, participaram da capacitação sobre Metodologias Ativas, no Centro Salesiano de São Paulo (Unisal) em Lorena. O evento, promovido pelo Consórcio Sthem Brasil entre os dias 16 a 22, reuniu representantes de 35 Instituições de Ensino Superior do país.

Na oportunidade, os dirigentes da Unoesc acompanharam as atividades por dois dias como professores observadores. A participação teve como finalidade extrair informações sobre as aplicações destas novas metodologias no ambiente universitário.

A Metodologia Ativa é um novo formato de ensino e aprendizagem, que possui como característica a inserção do aluno como principal agente responsável pela sua aprendizagem. A finalidade é torná-lo protagonista no processo de construção do conhecimento, sendo o docente um parceiro e motivador. Segundo destacou o pró-reitor de Graduação, professor Ricardo Marcelo de Menezes, a interação com quem já vem aplicando essas novas metodologias é fundamental.

— No momento estamos reordenando o plano bianual da assessoria pedagógica da Universidade, e certamente vamos incorporar algumas dessas metodologias, inicialmente em alguns cursos e gradativamente, depois de analisados os resultados aos demais, temos que buscar novas formas de ensinar e aprender, a Universidade precisa estar sempre evoluindo — declarou o pró-reitor.

Para a diretora de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, Jessica Romeiro Mota, antes de se colocar em prática, coletar o maior número possível de informações sobre o assunto é essencial.

— Estamos estudando meios para estar mais próximos desta discussão. A ideia é que aos poucos possamos nos aprofundar sobre estes estudos e inovar na aprendizagem — falou.

A programação do Unisal foi realizada em parceria com a LASPAU, programa de desenvolvimento acadêmico e profissional afiliado à Universidade de Harvard com foco nas Américas.  A intenção é que os professores capacitados expandam os seus conhecimentos para os demais profissionais da Instituição, tornando-se multiplicadores.

A aplicação das metodologias na Unoesc

Visando inovar o processo de ensino e aprendizagem, a Assessoria Pedagógica da Unoesc está atenta às novas metodologias. Diversas atividades de capacitação já foram realizadas com este objetivo e outras estão programadas.

A próxima, acontece no dia 27 de julho, na Unoesc Chapecó. A professora do Unisal, Marcilene Bueno, estará ministrando na Instituição o Workshop de Metodologias Inovadoras. A metodologia utilizada na ocasião será a peer instruction ou aprendizagem pelos pares, projetada pelo professor Erik Mazur de Harvard. Nesse método, utiliza-se a discussão entre os alunos para promover o entendimento e aplicabilidade dos conceitos.

Segundo afirmou a assessora pedagógica da Unoesc, professora Claudia Elisa Grasel, aos poucos, as metodologias ativas serão aplicadas em alguns cursos, servindo como base para os demais. Para obter o resultado desejado, o processo de adaptação é fundamental.

— Nos dias de hoje, com a mudança de perfil do aluno, ele não aprende mais através de uma metodologia arcaica. Por isso, o objetivo é tornar este processo cada vez mais atual e de interesse para o aluno, facilitando o ensino. Porém, como toda a mudança, o período de adaptação é essencial — finalizou. 

Fonte: Jessica Novello/Unoesc

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X