Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 28/03/2024 | 23:09

Esportes

Joaçabense nomeado membro do Conselho Estadual de Esportes

Publicado em 10/06/2015 ás10:20

Roberto Francisco Wesoloski (Betinho) Divulgação

Foto: Roberto Francisco Wesoloski (Betinho) Divulgação

Na noite da terça-feira (09), durante uma cerimônia ocorrida na Associação Catarinense de Medicina (ACM) em Florianópolis, o Governador Raimundo Colombo, nomeou um joaçabense para o Conselho Estadual de Esportes.

O Conselho é um órgão consultivo, deliberativo e normativo, que trata da discussão, acompanhamento e proposição de diretrizes para a consolidação da política estadual do esporte em Santa Catarina. É composto por 21 membros, tendo 10 indicados por representantes da sociedade civil, 10 indicações governamentais, além de o presidente da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), como membro nato.

Roberto Francisco Wesoloski (Betinho), nomeado para o cargo, iniciou sua trajetória no esporte como atleta de voleibol. Em 1986, foi campeão catarinense categoria infanto-juvenil, jogando pela S.E.R Sadia de Concórdia. No mesmo ano, representou Santa Catarina no campeonato brasileiro de seleções, categoria infanto-juvenil, realizado em Goiânia/GO, obtendo a terceira colocação.

Em 1996 também representou o estado nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBS), categoria infanto-juvenil, realizado em Vitória/ES. Como atleta de Joaçaba e Florianópolis participou dos Jogos Abertos de Santa Catarina nos anos de 1986, 1987, 1988, 1989, 1991 e 1992.

O nome do joaçabense faz parte de uma indicação governamental em reconhecimento ao currículo desportivo e aos relevantes serviços prestados em prol do esporte catarinense.

Destaque como dirigente esportivo

Sua atuação no esporte não se limitou a fase de atleta. Betinho que é graduado e pós-graduado em odontologia, professor do mesmo curso na Unoesc de Joaçaba, terminou no ano de 2002 sua especialização em Administração Desportiva.

Foi de 2009 a 2011, Superintendente da Fundação Municipal de Cultura e Esporte de Joaçaba. Em 2010, foi delegado por Santa Catarina na III Conferência Nacional do Esporte realizado em Brasília/DF.

Um de seus orgulhos, foi ter sido idealizador e fundador da AJOV (Associação Joaçabense de Voleibol) que revelou a atleta campeã Olímpica Natália Zilio Pereira.

Vantagens da indicação para Joaçaba

A indicação de um munícipe para o conselho é de extrema importância já que a região conta apenas um conselheiro em Concórdia e outro em Curitibanos, os demais estão na região litorânea, resultando no chamado processo de “litoralização” dos recursos, dos programas e investimentos do governo do Estado.

Segundo informou Betinho, ter representante regional é uma forma de contribuir para o desenvolvimento integral e homogêneo do esporte, evitando que algumas regiões se desenvolvam mais em detrimento de outras. “Estando no Conselho poderei levar ao conhecimento dos demais membros e dirigentes esportivos as potencialidades que possuímos, além de defender pleitos do interesse regional”, destacou.

Betinho também aproveitou para salientar que o Conselho é o local para se discutir o atual modelo esportivo catarinense. Para ele, o Estado tem apoiado muitos eventos esportivos, o que dificulta a formulação de uma política pública planejada para o esporte, por absoluta falta de tempo, visto que o calendário está abarrotado de competições.

“Proponho a aproximação da Fesporte com as federações esportivas, a redução da quantidade de eventos esportivos, a democratização do acesso ao recurso público, a formação e capacitação de mobilizadores regionais para fomentar a prática do esporte, a implantação de um Fórum de discussão permanente, com a participação da sociedade civil e do governo, tendo como objetivo a definição da Política de Esporte para o Estado, através da formulação de um Plano Decenal”, termina Betinho.

Fonte: Pablo Casarino/ValeMais

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X