Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 28/03/2024 | 06:23

Geral

Crise: organizadores cancelam EFAPI 2015

Publicado em 16/06/2015 ás15:16

Reprodução internet

Foto: Reprodução internet

No final da manhã desta terça-feira (16), o empresário Bento Zanoni, presidente de honra da Efapi 2015, em entrevista exclusiva ao repórter Jotha Biavatti, declarou a suspenção da vigésima edição da maior feira multissetorial do sul do País – a Exposição-Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Chapecó (EFAPI), programada para outubro deste ano.

De acordo com Bento, o país atravessa uma crise financeira e realizar um evento desta magnitude, poderá trazer consequências financeiras para o município.

Após uma reunião realizada com os membros da CCO – Comissão Central Organizadora, juntamente com o prefeito de Chapecó, José Claudio Caramori e o coordenador geral da feira Luciano Buligon, ficou decidido que o melhor para Chapecó é o cancelamento da EFAPI 2015.

O empresário, afirmou que não é só em Chapecó que estão sendo canceladas feiras, mas em todo o Brasil. Ainda segundo ele, a Expo Feira não recebe apoio do governo do estado e que patrocinadores de outras edições não estavam contribuindo para a realização da vigésima edição da Efapi.

Com medo dos gastos na feira superarem o esperado e trazer a crise para a cidade, chegou-se a essa conclusão. Outro ponto que foi analisado, foi a questão dos expositores, embora maioria dos os stands estarem praticamente vendidos, em virtude do que pode acontecer, a crise afetar os expositores e quando chegar o período da feira eles não possam expor devido a problemas financeiros.

Projeto 2017

A Comissão Organizadora deve continuar a mesma até o ano que vem, aonde um projeto inovador será feito para o centenário de Chapecó. Uma feira modernizada, será planejada para acontecer somente em 2017.

A Prefeitura Municipal de Chapecó, ainda não se pronunciou oficialmente sobre o fato.  A expectativa é que nas próximas horas emita uma nota oficial sobre o cancelamento.

NOTA OFICIAL

Em face das informações que circulam nos meios de comunicação, a Prefeitura Municipal de Chapecó, organizadora da 20ª EFAPI (Exposição-feira Agropecuária, Industrial e Comercial), cumpre o dever de comunicar que não há, nesse momento, nenhuma decisão oficial pelo cancelamento da EFAPI 2015.

As dificuldades que marcam o quadro macroeconômico brasileiro e os percalço do ambiente de negócios afetaram a arrecadação tributária das três esferas da Administração Pública, com consequente queda nas receitas dos Municípios, dos Estados e da União Federal.

Apesar desse cenário, a Prefeitura de Chapecó envida todos os esforços para viabilizar a realização da expo-feira, buscando a cooperação financeira dos setores privado e público.

Até este estágio, todos os espaços internos e parte dos espaços externos do Parque de Exposições Tancredo Neves foram comercializados.

As dificuldades residem na obtenção dos patrocínios institucionais, públicos e privados que constituem importante parcela das receitas totais e são necessários para o financiamento, entre outros, do esforço de comunicação de massa (mídia), shows e melhorias no Parque.

O prefeito José Caramori encontra-se na Capital do Estado em visita às empresas estatais em busca de recursos. Em seu retorno, quarta-feira à tarde, a Prefeitura e a Comissão Central Organizadora (CCO) examinarão a situação e deliberarão em definitivo ou sobre a manutenção ou sobre eventual cancelamento da EFAPI 2015.

A Prefeitura entende que a EFAPI é um patrimônio histórico, cultural e econômico de Chapecó e do grande oeste catarinense, razão pela qual todos os esforços pela sua preservação devem ser protagonizados.

Chapecó (SC), 16 de junho de 2015.

ASSESSORIA DE IMPRENSA da EFAPI 2015

Fonte: Cidadão no Comando/Jotha Biavatti

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X