Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 28/03/2024 | 18:47

Educação

Comitiva da Unoesc está no México em missão acadêmica

Publicado em 26/06/2015 ás11:00

Objetivo da missão acadêmica ao México é estreitar relações

Foto: Objetivo da missão acadêmica ao México é estreitar relações

Uma comitiva da Unoesc está em missão acadêmica interinstitucional no México até o dia 3 de julho, na Universidade Autônoma de Chihuahua. A viagem tem como finalidade observar novas metodologias e tecnologias de ensino desta Instituição, especialmente na área da saúde, e através disso, oportunizar novas formas de cooperação entre as duas Universidades.

Além do pró-reitor de Graduação da Unoesc, Ricardo Marcelo de Menezes, a comitiva é formada por dirigentes e coordenadores da Unoesc Joaçaba e Xanxerê. De Joaçaba, integram o grupo a diretora de Graduação, Liliane Simara Fernandes, a coordenadora da área das Ciências da Vida, Patrícia Zilio Tomasi, o coordenador do curso de Medicina, Walter Rothbarht, e a coordenadora do Núcleo de Práticas Jurídicas, Fabiane Christófoli. Já do campus de Xanxerê, compõe a comitiva a coordenadora do curso de Medicina Veterinária e do Hospital Universitário, Luciana Alves Prati.

A Universidade Autônoma de Chihuahua já é parceira da Unoesc, entretanto, conforme relatou o pró-reitor de Graduação, essa será uma oportunidade especial para trocar experiências, promover intercâmbio em diferentes níveis (graduação e pós-graduação), tanto de alunos como de professores, e mediante aos novos conhecimentos adquiridos implantá-los nos cursos da Unoesc avançando ainda mais em qualidade.

— Oportunizar a alunos e professores uma estada em outra realidade acadêmica tem sido uma constate na Unoesc a fim de melhorar a aprendizagem e a cultura do indivíduo, formando um cidadão e um profissional melhor — disse o professor Ricardo.

Estreitar relações com a Universidade mexicana de forma mais intensa é um dos grandes objetivos da Unoesc há algum tempo. Em 2014, por exemplo, o reitor da Unoesc professor Aristides Cimadon, acompanhado de outros representantes da Instituição e da Acafe, estiveram na Universidade Autônoma de Chihuahua. Na ocasião, visitaram as instalações, conheceram os modelos de ensino e aprendizagem e estabeleceram acordos bilaterais de intercâmbio com a Universidade.

Sobre essa viagem, a diretora de Graduação, professora Liliane Simara Fernandes, comentou sobre os bons elogios feitos pelo reitor sobre a forma com que o ensino médico é feito na Universidade Autônoma de Chihuahua. Assim, diante das situações vivenciadas, surgiu a proposta de realizar uma visita para conhecer mais profundamente o ensino nas áreas da Medicina, Medicina Veterinária e Ciências Agrárias.

— No curso de Medicina eles possuem um currículo muito semelhante ao nosso, entretanto, a forma como as aulas são ministradas é bastante diferente. Um formato de ensino baseado principalmente em atividades práticas utilizando modelos computadorizados com simulação de condições patológicas — falou.

Para o coordenador do curso de Medicina da Unoesc Joaçaba, professor Walter Rothbarht, a expectativa quanto aos resultados dessa viagem é grande, especialmente no que diz respeito a um convênio de estágio que pode ser firmado na ocasião. Dessa forma, acadêmicos da Unoesc poderão estagiar na Universidade Autônoma de Chihuahua, enriquecendo ainda mais a formação acadêmica.

Sobre o processo de internacionalização da Unoesc, a coordenadora de cooperação internacional e mobilidade acadêmica, professora Kaline Zeni, comentou que o projeto está sendo colocado em prática efetivamente desde 2009, visando estreitar parcerias com o exterior.

— Houve um aumento de abrangência e oportunidades aos alunos e professores, por meio de projetos conjuntos com Universidades estrangeiras, os quais indicam grandes perspectivas e desafios de interação com o mundo. Com isso, a intenção é aprimorar o ensino-aprendizado, respeitando e contribuindo para os anseios e compromissos regionais que a nossa Universidade tem — finalizou. 

Fonte: Jessica Novello/Unoesc

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X