Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 28/03/2024 | 20:36

Saúde

Julho Verde: conscientização sobre o câncer de cabeça e pescoço

Publicado em 19/07/2015 ás19:00

Gabriel Manfro é cirurgião de cabeça e pescoço no Hust

Foto: Gabriel Manfro é cirurgião de cabeça e pescoço no Hust

O mês de julho, pela primeira vez, está sendo dedicado à conscientização sobre o câncer de cabeça e pescoço. A campanha mundial intitulada como “Julho Verde” é iniciativa da Federação Internacional das Sociedades de Cirurgia de Cabeça e Pescoço, com sede em Nova Iorque, e promete uma mobilização internacional, especialmente no dia 27, instituído como Dia Mundial do Câncer de Cabeça e Pescoço.

Em Joaçaba, quem abraçou a causa foi o cirurgião do Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST) e professor da Unoesc, Gabriel Manfro, que também é o vice-presidente da regional Sul da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço. Segundo ele, a campanha pretende alertar a população sobre os principais fatores de risco da doença e o quanto a prevenção é importante. 

— Normalmente os cânceres mais frequentes destas duas regiões são os que acometem a boca, a cavidade oral, a região da garganta chamada de orofaringe e as cordas vocais que é a região da faringe — falou.

No Brasil, o câncer de boca em pacientes do sexo masculino corresponde ao 5º mais frequente. Ao somar todos os demais tipos de câncer de cabeça e pescoço, representa o 4ª mais comum na população brasileira. Apesar de ser um tumor que causa sequelas e morbidade aos pacientes, quando diagnosticados nos momentos iniciais da doença, tem uma alta chance de cura. Conforme explicou o médico, o hábito de fumar e beber são ainda os principais fatores de risco para a doença, além da infecção oral pelo HPV (papilomavírus humano).

— Esses são os três principais fatores de risco, principalmente quando associados. Também é importante salientar que nunca é tarde para parar de fumar por exemplo, pelo contrário, já será uma forma de prevenção — complementou.

O serviço de Oncologia do Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST), realiza cerca de mil consultas por mês pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e atende 55 municípios de Santa Catarina. Também, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde, é o serviço que mais realiza cirurgias de câncer. Nas regiões da cabeça e pescoço, especificamente, o médico afirmou que o número de cirurgias realizadas em Joaçaba é grande. 

Participe da campanha

Como forma de espalhar a campanha, alertando a população sobre as causas e a prevenção do câncer de cabeça e pescoço, o médico solicitou o apoio de toda a comunidade.

A intenção é que além de divulgar o objetivo da campanha, o comércio enfeite suas vitrines na cor verde. A população em geral também pode contribuir, colocando nas janelas de casa ou do apartamento, elementos que caracterizem a cor que representa a causa.

— São essas pequenas ações que ajudam a divulgar e tornam a campanha o mais abrangente possível — disse. 

Fonte: Jessica Novello/Unoesc

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X