Joaçaba
Unoesc elabora projeto para implantar complexo de recuperação para usuários de drogas
Publicado em 12/03/2013 ás07:35
A re
gião Meio-oeste poderá ser a primeira de Santa Catarina a contar com um complexo de recuperação para pessoas em situação de vulnerabilidade social e familiar que enfrentam problemas decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas.
A proposta é criar um centro de acolhimento que atenda a pessoas com idade a partir de 10 anos encaminhadas de acordo com o fluxograma do Ministério da Saúde. Nesse local, os pacientes receberão atendimentos individuais e atendimentos em grupo, participarão de oficinas terapêuticas e atividades comunitárias. O projeto também prevê atendimento e visitas domiciliares, atividades de suporte às instituições e pontos de cuidados corresponsáveis e, ainda, atividades conjuntas com a rede da Estratégia Saúde da Família e os centros de atendimento psicossocial existentes na região.
– A intenção é criar um centro de referência e excelência na área, que trabalhará em parceria, incrementando e qualificando a rede de cuidados em atenção psicossocial que já existe na região de saúde do Meio-oeste. Este centro oportunizará o acesso e a integralidade das ações, beneficiando uma demanda significativa e ainda carente de dispositivos de média e alta complexidade, capazes de darem conta de tão graves problemas dessa população – diz Scheila Beatriz Sehnem, psicóloga e professora da Unoesc que está trabalhando na elaboração do projeto técnico.
O projeto foi idealizado pelo deputado federal Jorginho Mello e vem sendo elaborado pela Unoesc com a assessoria da enfermeira Milena Anderson Lopes Becher, gerente de Saúde da SDR Campos Novos. O espaço deverá ser construído no interior do município de Herval d’Oeste, com recursos que serão buscados junto ao Ministério da Saúde.
– Vamos lutar para que a implantação se dê o mais rápido possível – disse o Vice-prefeito de Herval, Ricardo Nodari, em uma reunião realizada na última semana na Unoesc, com a presença das responsáveis pelo projeto técnico, da gerente administrativa da Universidade, Lindamir Gadler, e do Reitor Aristides Cimadon.
Fonte: Bruna Santos de Andrade
Assessora de Imprensa Unoesc