Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 28/03/2024 | 06:46

Saúde

Campanha nacional de vacinação contra pólio começa neste sábado

Publicado em 14/08/2015 ás17:00

Divulgação

Foto: Divulgação

Começa neste sábado (15) com o Dia D, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e a Campanha de Multivacinação para atualização do esquema de imunização. Em Santa Catarina, a meta é vacinar contra a pólio 95% de um universo de 379.796 crianças entre seis meses e menores de cinco anos. As campanhas seguem até o dia 31 de agosto.

Todas as crianças menores de cinco anos de idade deverão ser levadas a um posto de vacinação para que a caderneta de saúde seja avaliada e o esquema vacinal atualizado. Para esta ação, 11 vacinas do calendário nacional de vacinação infantil estarão disponíveis. Os postos de vacinação de todos os municípios catarinenses estarão  abertos das 8h às 17h.

Poliomielite

A poliomelite ou paralisia infantil é causada pelo poliovírus, que pode ser transmitido por meio do contato com fezes ou secreções expelidas pela boca. "A paralisia, normalmente dos membros inferiores, acontece quando o vírus atinge os nervos causando perda de força”, explica a enfermeira Vanessa Vieira da Silva, gerente de Imunização da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive).

Gotinhas

A vacina oral contra a poliomielite é utilizada em campanhas para alcançar a erradicação mundial da pólio. É uma vacina segura que, na rotina, complementa o esquema iniciado com duas doses da vacina inativada contra a poliomielite. Atualmente, ocorre uma campanha ao ano com a vacina oral, bem aceita pela população. Ela oferece proteção contra os três poliovírus (1, 2 e 3) e sua eficácia é em torno de 90% a 95% após a conclusão do esquema.

Calendário vacinal

Durante as campanhas são administradas vacinas de forma seletiva e também realizadas atualizações do esquema vacinal, como a vacina tríplice bacteriana (difteria, tétano e coqueluche) e tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola). Os resultados destas ações podem ser comprovados na redução das doenças imunopreveníveis no país. 

Fonte: Assessoria de Imprensa

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Tags

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X