Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 25/04/2024 | 03:37

Homenagem

Aline Rocha recebe Medalha Cruzeiro em Joaçaba

Publicado em 03/09/2015 ás21:00

Divulgação

Foto: Divulgação

Detentora do melhor resultado na competição considerada a mais importante da categoria em todo o mundo, realizada da cidade de Oita, no Japão, tri campeã da São Silvestre e buscando resultados que possibilitem sua participação na paralimpíada do Rio de Janeiro em 2016, a paratleta Aline dos Santos Rocha foi homenageada pelo Poder Legislativo de Joaçaba.

Em uma sessão solene na noite de quarta-feira, dia 02, ela recebeu a Medalha Cruzeiro. “Receber esta medalha está longe do sentimento do dever cumprido, pois, ela carrega uma enorme responsabilidade, a de contribuir para uma sociedade melhor. Não desejo ser lembrada como uma menina que superou uma deficiência para se tornar uma atleta, mas sim, por ser uma cidadã que teve a oportunidade de viajar o mundo, conhecer outras culturas para trazer ideias e iniciativas que, por meio de políticas publicas, possam proporcionar condições mais dignas de saúde, reabilitação e prática esportiva para as pessoas portadoras de deficiência no meio-Oeste catarinense”, disse a homenageada.

Aline começou a praticar esportes aos 16 anos, pouco depois de sofrer um acidente automobilístico e ficar paraplégica. Foi quando conheceu a Associação Regional dos Atletas com Deficiência – ARAD – onde conseguiu uma cadeira de rodas para corrida e começou a praticar basquete e atletismo. Ela logo se identificou com o atletismo. As três medalhas de bronze conquistadas na primeira competição que participou -  o Parajasc – foram apenas o início de uma trajetória de sucesso. Depois disso, inúmeras outras conquistas foram alcançadas. Desde o início de 2014 Aline deixou Joaçaba para morar em São Caetano do Sul (SP) para frequentar um centro de treinamento profissional.

Proponente da homenagem, o vereador Éber Bundchen enalteceu o trabalho da ARAD e perguntou: “Quem é Aline Rocha sem Fernando Orso e quem é Fernando sem Aline? Vocês se complementam e chegaram a tantas conquistas porque são determinados. Queremos ver esta dupla brilhando nas Paraolimpíadas”, disse o vereador ao se referir ao técnico de Aline. Éber também ressaltou a importância do apoio recebido por Aline pelo Laboratório Pasteur, o primeiro patrocinador que até hoje mantém a parceria com a atleta. Em seu pronunciamento, Aline também agradeceu ao Laboratório Pasteur e a Nativa Comunicação. 

O presidente do Poder Legislativo Luiz Vastres disse que para a casa legislativa é uma honra poder homenagear uma atleta como Aline e um orgulho saber que ela representa o município de Joaçaba. Também presente na solenidade, o proprietário do Laboratório Paster, Glaucio Grando Galli disse que a parceria com Aline se consolida cada vez mais. “Somente depois de um bom tempo como apoiadores foi que conseguimos dimensionar a importância desta atitude. Estamos muito felizes com as conquistas de Aline. Se ela conseguir representar Joaçaba nas Paraolimpíadas será algo inédito e muito importante. Ela está treinando muito pra isso”, disse Glaucio.

Confira as conquistas da paratleta Aline:

- Parajasc 2011 (3 medalhas de bronze), tricampeã da Corrida Internacional de São Silvestre (2012, 2013 e 2014), campeã da Maratona Internacional de São Paulo (2015), campeã da Meia-Maratona Internacional de São Paulo (2015), 3º Lugar na 34ª Maratona realizada na cidade de Oita, no Japão, campeã Geral Cadeirantes das 10 Milhas da Garoto (2014), Recordista Brasileira na prova dos 1.500m, Recordista Brasileira na prova dos 5.000m, melhor marca nacional nos 100m.  Maratona Caixa de Santa Catarina onde venceu com o tempo de 1h 58min, sendo a primeira brasileira a concluir uma prova de Maratona (42km) abaixo de 2h.

No dia 30 de agosto competiu na Meia-Maratona Internacional do Rio de Janeiro onde conquistou pela segunda vez o Segundo lugar na prova. Ela é a líder do ranking brasileiro na maratona de rua, de mil e quinhentos e cinco mil metros. Nas outras modalidades, é vice-campeã.

Fonte: Adriana Panizzi/Assessoria

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X