Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 28/03/2024 | 18:27

Joaçaba

Feirão do Imposto acontece neste sábado em Joaçaba

Publicado em 11/09/2015 ás09:00

Arquivo

Foto: Arquivo

Você sabe quanto paga de imposto no momento da compra? Pois bem, se a sua resposta foi negativa, tenha a certeza de que você não é o único. Com o objetivo de esclarecer essas dúvidas, o Núcleo Jovem Empreendedor (NJE) da ACIOC promove neste sábado (12), o Feirão do Imposto. A atividade acontece na Praça Adolfo Konder, Praça da Prefeitura, das 09h às 14h. Em paralelo, uma mateada com Erva-Mate Tertúlia poderá ser apreciada pela comunidade.

Além de levar informação à população e solicitar a correta aplicação dos tributos arrecadados, a campanha terá inúmeros produtos comercializados com a carga tributária subsidiada pelos empresários participantes. O tema principal desta edição é a carga tributária incidente sobre produtos e serviços relacionados à saúde. “Queremos mostrar à comunidade a relação que existe entre o pagamento e o retorno de impostos. São valores consideráveis que são destinados por meio de impostos e não retornam em qualidade de vida para os brasileiros”, completou Silvia Wilbert, coordenadora do NJE.

Impostômetro confirma alta carga tributária

Instalado no prédio da ACIOC, na Rua Getúlio Vargas em Joaçaba, o Impostômetro marca atualmente mais de R$ 1 trilhão e 300 bilhões pagos em impostos somente nos primeiros nove meses de 2015 (foto abaixo). “Se esses valores fossem destinados para os fins específicos, com certeza, teríamos melhor qualidade de vida, saúde pública acessível a todos e uma educação referência no mundo. Porém, em virtude da má gestão dos recursos, dos desvios e da falta de sensibilidade dos poderes constituídos, nossos impostos acabam não retornando para a sociedade na forma como deveriam”, explicou a coordenadora.

Produtos serão sorteados sem o valor dos impostos

Para que o público tenha noção da quantidade real de impostos pagos pelos brasileiros, serão sorteados alguns produtos eletroeletrônicos sem o valor de impostos. Na geladeira, estarão 600 garrafas de água com um "rótulo-flyer" do Feirão do Imposto, contendo diversas informações, e as pessoas serão convidadas a abrirem a geladeira e pegarem uma garrafinha de água para se servirem. Além da geladeira, serão sorteadas uma televisão e uma bicicleta. Os sorteios acontecem às 11h.

Haverá também a exposição de um caixão funerário com caixas de remédios vazias.

Brasinildo será uma das atrações do evento

Um boneco com mais de três metros de altura será uma das atrações do Feirão do Imposto deste ano. Com o nome de Brasinildo, o boneco ilustra o peso dos impostos sobre o contribuinte. "É uma das formas que encontramos para mostrar a população a quantidade de tributos pagos pelos brasileiros", afirmou Silvia.

Sobre o Feirão do Imposto

O projeto Feirão do Imposto foi criado em 2003, na cidade de Joinville (SC) pelo Núcleo de Jovens Empresários da Associação Empresarial de Joinville (ACIJ), que mobilizou a sociedade para informar e, sobretudo, educar a população a respeito do quanto se paga em impostos. De lá para cá, o projeto tornou-se nacional, sendo realizado anualmente em cerca de 100 cidades brasileiras. E o resultado da mobilização pode ser acompanhado por meio de conquistas como a Lei 12.741 (Lei da Transparência), que instituiu a discriminação dos impostos nas notas e cupons fiscais, e a Lei 12.839, que estabeleceu a retirada de impostos federais que incidem em produtos da cesta básica.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X