Menu
Jornalismo (49) 99111-4055
Anuncie no Portal (49) 99117-4389
Previsão do Tempo 21/07/2026 | 09:22
Publicado em 04/11/2015 ás15:06
A internet é uma rede que interliga as pessoas. Por meio dela a comunicação torna-se facilitada, com interação em tempo real e maior acesso à informação. Os benefícios são muitos, porém, é preciso ter consciência sobre os riscos que existem na rede, garantindo, assim, a segurança na navegação.
Para debater o assunto e conscientizar sobre o uso seguro e ético da internet, a Unoesc Joaçaba promoveu a palestra “Ética e segurança na internet”, na última sexta-feira (30), no auditório Afonso Dresch. Abordou o tema o advogado Fernando Mangold, especialista em Direito Digital e representante do movimento “Família Mais Segura na Internet” do Instituto iStart.
Participaram da palestra, que ocorreu em três sessões, crianças, adolescentes, pais e professores de escolas de Joaçaba e Lindóia do Sul. Para demonstrar qual o comportamento correto do usuário na internet, Fernando utilizou a frase “a internet é a rua da era digital” pois, segundo ele, a rede pode se equiparar a uma via pública.
— O que vale de regra para o comportamento do cidadão em uma rua pública, vale também para a internet. Além disso, o que você publica na rede está disponível para qualquer pessoa, o que deve gerar o cuidado de todos — disse o advogado.
O especialista em Direito Digital falou para as crianças e adolescentes sobre os cuidados ao utilizarem a internet, como os riscos em aceitar estranhos nas redes sociais, em publicar imagens e textos que exponham suas rotinas e o vício tecnológico. Para os pais, Fernando explicou que são eles os responsáveis pelos atos das crianças ao utilizarem a internet. O Facebook e o Youtube, por exemplo, têm o uso permitido somente para jovens de 13 e 18 anos, respectivamente.
Para a diretora de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da Unoesc Joaçaba, professora Jéssica Romeiro Mota, quanto antes as pessoas souberem utilizar a internet de forma correta, melhor.
— As crianças já nascem digitais, pois a internet está muito presente e nem sempre sabemos como lidar com isso. A ideia da palestra foi justamente oferecer uma orientação sobre o assunto, tratar dos limites e dos riscos da internet — complementou.
Fonte: Jessica Novello/AssessoriaA Polícia Militar foi acionada por volta das 13h para atender a uma ocorrência de lesão corporal envolvendo um homem, de 41 anos, e uma mulher, de 24
De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, apesar da queda acentuada, a vítima apresentava apenas escoriações nos braços e relatou dores nos mem
O crime ocorreu na madrugada do último dia 7 de julho, quando uma dupla rompeu a porta de vidro do estabelecimento e subtraiu diversas mercadorias.
De acordo com a PM, o condutor apresentava sinais claros de embriaguez, como forte odor etílico, fala arrastada, comportamento exaltado e dificuldade
A PM foi acionada por volta da 1h e as equipes encontraram uma intensa aglomeração, precisando utilizar o uso progressivo da força, empregando agentes
Socorristas do Corpo de Bombeiros encontraram o condutor ainda dentro da caminhonete, que ficou suspensa sobre a estrutura da casa. O homem relatou qu