Menu
Jornalismo (49) 99111-4055
Anuncie no Portal (49) 99117-4389
Previsão do Tempo 06/09/2026 | 15:27
Publicado em 28/11/2015 ás10:00
Quarenta estudantes catarinenses estiveram reunidos no Hotel Maria do Mar, em Florianópolis, para participar da semifinal do Desafio Empreendedor Universitário. Depois de três dias de desafio presencial, quatro estudantes catarinenses foram selecionados para representar o Estado na etapa nacional da competição, que ocorre em dezembro, em Brasília. A competição do Sebrae visa desenvolver as competências empreendedoras dos estudantes.
O Desafio Universitário Empreendedor consiste em jogos gratuitos na internet, cursos, disciplina que ensina conceitos de empreendedorismo dentro da Universidade e bate-papo com especialistas, que passam noções de marketing, fluxo de caixa, recursos humanos e liderança. “O número de jovens que opta por abrir seu próprio negócio reforça a importância de incorporar o empreendedorismo à formação dos brasileiros. Além disso, mesmo os jovens que optam por um emprego em alguma empresa ou instituição precisam ser empreendedores”, comenta Mariana Vitarelli do Sebrae/SC.
Estruturado em forma de competição, a ferramenta conta com um site onde os estudantes se cadastram gratuitamente, aprimoram seus conhecimentos com os dez jogos virtuais disponíveis e registram as outras atividades realizadas paralelamente ao longo do ano. Cada uma dessas ações tem uma pontuação específica e quem acumular mais pontos será participa da segunda etapa, que consiste em uma maratona de atividades presenciais. Os quatro vencedores dessa edição, que concorrem em Brasília, são Leonardo Ávila Custódio e Lucas Lidnei Rodrigues da UFSC, Daniel Jaime Ziliotto da Univille e Jocinei Antonello da Unoesc.
Jocinei Antonello, que está na quarta fase do curso de administração e é colaborador da Berlanda de Joaçaba, contou que participou da etapa estadual presencial em Florianópolis. Após vários jogos e momentos de decisão, no dia do encerramento ao saber que era um dos quatro escolhidos para representar o estado na etapa nacional, recebeu o troféu com muita alegria. “Mas também com muita responsabilidade, pois já comecei naquele momento a pensar no que iria apresentar na etapa nacional. Tudo que aconteceu foi uma surpresa, pois não fui com o intuito de ganhar, mas de engrandecer o nome do meu Deus. Entreguei-me a ele que abriu essa porta maravilhosa”.
Jocinei destaca que mesmo sabendo da responsabilidade que tem e da expectativa de todos, vai com o mesmo objetivo, não de ganhar, “mas de engrandecer o nome desse Pai maravilhoso que tenho, o ganhar está nas mãos dele, e com certeza darei o meu melhor. Acredito que essa oportunidade será um diferencial na minha carreira profissional e acadêmica, como já esta sendo. Com certeza a rede de network a troca cultural e os conhecimentos nesse desafio, tanto a etapa virtual, estadual e nacional, são maravilhosos e não quero desperdiçar nada". Antonello também destaca que tem muito interesse em auxiliar empresas que querem expandir e inovar em seus negócios.
Segundo Sueli Bernardi, coordenadora do Sebrae Meio Oeste, a região se destaca pelo empreendedorismo no âmbito empresarial e se constata com a classificação do Jocinei que o empreendedorismo jovem também está ganhando o seu espaço. “Parabéns Jocinei e sucesso na etapa Nacional”.
A final nacional será disputada presencialmente pelos primeiros colocados de cada estado. Os estudantes participarão de atividades em que terão que lidar com situações de convivência, administração do tempo para cumprir os prazos e tomar decisões gerenciais que definirão o sucesso da empresa. Os prêmios para os três primeiros lugares nacionais são uma viagem internacional, um tablet e um troféu. Os segundos e terceiros lugares ganham uma viagem nacional, um tablete e um troféu.
Fonte: Joce Pereira/AssessoriaO crime ocorreu por volta das 19h nas proximidades da entrada para o Loteamento Brisas do Vale, na subida para o Campus 2 da Unoesc, após um desentend
Acidente oi registrado no início da noite de 22 de agosto na Rua Sete de Setembro, quando a vítima perdeu o controle da direção da moto ao passar por
A análise preliminar apontou a ocorrência de legítima defesa, excludente de ilicitude prevista nos artigos 23 e 25 do Código Penal. A decisão consider
Jean Felipe Parisotto, de 33 anos, morador de Joaçaba, morreu afogado após a embarcação em que estava virar durante pescaria nas águas do rio Uruguai
Diante do risco iminentemente representado pela liberdade do suspeito, a 3ª Promotoria de Justiça obteve junto ao Poder Judiciário a regressão cautela
O acidente ocorreu manhã desta segunda-feira (31) em um trecho próximo à ponte de acesso ao bairro Amarante, no momento em que chovia na região