Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 29/04/2024 | 22:29

Luzerna

Luzerna contabiliza prejuízos com a enchente

Publicado em 30/06/2014 ás16:00

Área central alagada (Foto: Michel Schaedler)

Foto: Área central alagada (Foto: Michel Schaedler)

Luzerna viveu um dos piores momentos de sua historia com a enchente da semana passada, que só foi menor que a de 1983. As fortes e intensas chuvas atingiram 20 estabelecimentos (comércio e indústria), deixaram 13 famílias desabrigadas e 22 desalojadas. Empresas suspenderam suas atividades, e além de prejuízos econômicos, contabilizam prejuízos de ordem material.

De acordo com o prefeito Moisés Diersmann, que trabalhou junto com suas equipes, Luzerna foi alagada na noite da quinta, manhã e noite da sexta-feira (27), quando os rios (Rio Limeira e Rio do Peixe) transbordaram invadindo a parte central do município. A pior situação aconteceu na Rua Limeira, onde as famílias tiveram que ser removidas de suas casas ainda na quinta-feira (26).

Nesta segunda-feira (30) o prefeito realizou uma reunião com seu colegiado para direcionar ações de reconstrução e busca de dados dos prejuízos. “Acreditamos que até amanhã já tenhamos um levantamento preciso sobre os estragos”, informou. Conforme Diersmann, as famílias foram alojadas no antigo Seminário São João Batista e também em casas de parentes. “Promovemos a limpeza das casas e tão logo elas sequem, as famílias luzernenses poderão retomar suas vidas”, ressaltou.

O município decretou estado de emergência, assim estará apto a buscar recursos dos governos estadual e federal para minimizar os danos. “As recuperação das estradas fica por nossa conta, mas tivemos várias barreias com queda de muros, e precisamos de recursos para reconstrução”, comentou o prefeito.

Moises esteve à frente dos trabalhos desde as primeiras horas da quinta-feira, passando noites em claro, para dar uma resposta às pessoas que procuravam auxílio da Prefeitura e monitorando a situação. Os moradores do município também deram uma excelente demonstração de solidariedade ao arregaçarem as mangas e trabalharem voluntariamente em prol dos atingidos.

Veja na galeria abaixo o registro fotográfico da enchente. Por Michel Schaedler:

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X