Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 28/03/2024 | 12:07

Joaçaba

Repercute na Câmara possível saída da reitoria da Unoesc de Joaçaba

Publicado em 23/10/2014 ás08:30

Plenário da nova Câmara de Vereadores

Foto: Plenário da nova Câmara de Vereadores

A primeira sessão realizada na sede própria da Câmara de Vereadores de Joaçaba foi marcada pelas manifestações contrárias a possível mudança da sede da reitoria da Unoesc de Joaçaba para a cidade de Chapecó, conforme notícias veiculadas recentemente pela imprensa local.

O vereador Ademir Righi (PMDB) foi o primeiro a levantar o assunto em plenário. “Nós, enquanto vereadores, estamos muito preocupados com esta possibilidade tendo em vista que a Unoesc nasceu em Joaçaba e o município investiu muito para que a Unoesc chegasse ao que é hoje. Tivemos doação de terreno, isenção de impostos, desconto de imposto de renda na fonte de pessoa física que fica para a universidade”, afirmou. Righi solicitou ainda que o Poder Legislativo de Joaçaba possa convidar o presidente da Fundação Universidade do Oeste de Santa Catarina, Genésio Téo, para que o mesmo venha até a Câmara e esclareça a veracidade dos fatos em torno do assunto.

O presidente Francisco Moreira Lopes disse que manteve contato com o presidente da Câmara de Vereadores de Chapecó e com o deputado João Rodrigues, que representa a região de Chapecó. “A posição de ambos é de que toda a região Oeste  precisa ser desenvolvida mas que não há interesse nenhum em retirar a reitoria da Unoesc de Joaçaba e transferi-la para Chapecó. Vamos fazer um contato com o prefeito Rafael Laske e pretendemos reunir representantes do Legislativo, Executivo, reitoria, deputados e autoridades de Chapecó para esclarecer este assunto” afirmou Chico.       

Na opinião do vereador Elói Hoffelder, o movimento para a transferência da reitoria estaria partindo de Joaçaba mesmo. “Até o momento, não dou crédito a estas informações. Mas, se assim desejarem fazer, acredito que deveriam chamar o Poder Executivo, Legislativo e realmente expor a verdade”.  

“Fiz parte da equipe que fez um estudo jurídico e técnico, ainda em 2013, sobre a legislação que originou a Unoesc e fica evidente que a lei não permite esta mudança da reitoria. Porém, existem diversos posicionamentos jurídicos e doutrinários. Eu sou terminantemente contra esta mudança. Se o problema é a logística em função da falta do aeroporto, deve-se considerar que este problema já está sendo solucionado”, disse o vereador Éber Bundchen.

Jucelino Ferraz disse que também é contrário a mudança. “Joaçaba fundou a Unoesc e a reitoria é o comando total da universidade. Acredito que nossos dirigentes, em especial o Reitor, são favoráveis a manutenção da reitoria aqui. O que precisamos fazer é dar condições de logística, ou seja, reativar o aeroporto para que se possa trazer professores de fora para ministrar aulas nos cursos de pós-graduação e mestrado. Os demais vereadores também se posicionaram contrários a esta possível mudança.

Fonte: Adriana Panizzi

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X