Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 30/04/2024 | 01:49

Geral

Assinatura digital da Unoesc é tema de palestra em Fórum Internacional

Publicado em 15/05/2014 ás13:30

Apresentação do projeto desenvolvido pelo acadêmico Leonardo Gemelli

Foto: Apresentação do projeto desenvolvido pelo acadêmico Leonardo Gemelli

A assinatura digital, implantada pela Unoesc no início deste ano para emissão de documentos acadêmicos, foi tema de uma palestra no 15° Fórum Internacional de Software Livre, um dos maiores encontros de comunidades de Software Livre do mundo. O evento aconteceu na semana passada, em Porto Alegre.

A palestra foi ministrada pelos analistas Eduardo Comin e Dhiego Tosatti, que representaram a equipe de desenvolvimento de sistemas da Unoesc. Eles falaram sobre a necessidade observada pela Universidade em utilizar a assinatura digital e sobre a adequação dos processos e fluxos para implantar essa ferramenta.

– Além do reconhecimento do trabalho da equipe, acreditamos que o evento foi uma oportunidade de mostrar que a Unoesc está atualizada, com as melhores tecnologias disponíveis – diz a gerente de Tecnologia da Informação e Comunicação da Unoesc, Roseli Rocha Moterle, lembrando que o FISL existente há 15 anos e reúne em torno de sete mil pessoas a cada edição, entre estudantes, professores e profissionais da área.

A Unoesc implantou a assinatura digital de documentos em março deste ano, de modo a facilitar o acesso, por parte dos estudantes, e a emissão, por parte da Universidade. Por enquanto, são três os documentos que passaram a ser solicitados, assinados e disponibilizados ao solicitante digitalmente: o histórico escolar, o atestado de matrícula e o atestado de matrícula e frequência.

Apresentação de TCC

O trabalho de conclusão de curso de um acadêmico de Sistemas de Informação da Unoesc Chapecó também foi apresentado no FISL 15. O trabalho "MusicTable, fazendo música com imagens", produzido por Leonardo Gemelli Machado, foi apresentado inclusive nos em espaços disponíveis para disseminação de ideias, projetos e conhecimento.

Ele participou de uma caravana organizada pelos cursos de Sistemas de Informação e de Engenharia de Computação, ambos da Unoesc Chapecó, para acompanhar o fórum. O coordenador dos dois cursos, professor Tiago Zonta, explica que inseriu em seu planejamento a premiação para os alunos que tivessem seus trabalhos de conclusão aceitos no evento, com a viagem sem custos, e isso fez com que os alunos se motivassem e inscrevessem seus trabalhos no evento. Neste primeiro ano, o curso teve dois trabalhos aceitos, mas apenas um foi apresentado.

Comunidade Mozilla Brasil

Eliezer Bernart e Jonas Alessi, que cursam Engenharia de Computação na Unoesc Joaçaba, também participaram do FISL 15. Os dois integram um programa chamado Firefox Student Ambassadors, que incentiva estudantes de universidades do mundo inteiro a conhecer a filosofia proposta pela Mozilla Foundation, e, durante o FISL, participaram de um encontro da comunidade Mozilla Brasil. O encontro incluiu várias oficinas de desenvolvimento de aplicativos para Firefox OS, com a participação de André Garzia, que é referência no País nesse assunto e autor do livro "Guia Rápido de Desenvolvimento para Firefox OS".  Eliezer também coordenou uma seção de atividades na sala de grupos de usuários.

– O FISL é uma oportunidade não só de assistir apresentações de qualidade, mas também de encontrar muitas das pessoas responsáveis por construir uma cultura de conhecimento livre em nível regional e nacional. Software Livre é muito mais do que uma questão relacionada somente às licenças de código, é uma filosofia de vida voltada ao desenvolvimento individual e regional da comunidade como um todo – ressalta Eliezer.

OeSC-Livre

Durante o FISL 15, também houve um encontro de membros do Grupo de Usuários de Software Livre do Oeste de Santa Catarina (OeSC-Livre), como Eliezer, Jonas e o professor  Tiago Zonta. O OeSC-Livre é um grupo de usuários que procura organizar e mobilizar profissionais, estudantes e interessados em tecnologias livres na região Oeste de Santa Catarina, promovendo troca de experiências e conhecimentos.

Fonte: Bruna Santos de Andrade/Unoesc

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X