Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 29/04/2024 | 23:46

Estado

MP divulga nome das empresas investigadas na Operação Leite Adulterado III

Publicado em 23/10/2014 ás09:00

Sirli Freitas / Agencia RBS

Foto: Sirli Freitas / Agencia RBS

O Ministério Público de Santa Catarina está ouvindo os presos na Operação Leite Adulterado III e analisando toda documentação apreendida na última segunda-feira (20/10). O Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (GAECO) está ouvindo também testemunhas e outros envolvidos. Essa etapa deverá ser concluída em 10 dias e as conclusões serão encaminhadas para a Comarca de Quilombo.

Nesta operação, são investigadas 11 empresas, sendo que uma fica na cidade de Iraí, no Rio Grande do Sul, e as demais no Oeste de Santa Catarina (lista abaixo). Até o momento, foram presas preventivamente 16 pessoas e cumpridos 21 mandados de busca e apreensão em unidades industriais, residências e propriedades rurais. A suspeita é de adulteração do leite para consumo humano.

O crime de adulteração do leite vem sendo investigado há seis meses pelo GAECO, uma força-tarefa coordenada pelo Ministério Público de Santa Catarina e integrada por Promotores de Justiça, Policiais Civis, Policiais Militares e Auditores da Secretaria da Fazenda Estadual.  O GAECO também contou com o apoio de fiscais agropecuários do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA/SIF).

Depois que o Gaeco concluir a investigação, o MAPA poderá tomar as medidas cabíveis, como interdição das instituições, rastreabilidade dos produtos ou mesmo o "recall" do leite e derivados.

As empresas e pessoas abordadas nesta segunda-feira são distintas das Operações "Leite Adulterado I e II", realizadas em 19 de agosto. Desta vez, as ordens judiciais foram autorizadas pelo Juiz de Direito da Comarca de Quilombo (SC).

"Não descartamos novas prisões. Até o momento, além da adulteração do leite, já identificamos indícios de fraude tributária, documentação falsa e até uso de `laranjas¿ por parte de empresas envolvidas. O foco da investigação são fraudes praticadas por transportadores, laticínios e queijarias. Essa operação visa intensificar a fiscalização de um setor extremamente importante para o consumidor e para a economia do Estado de Santa Catarina, para que todas as empresas atuem de acordo com as normas", explica o coordenador do Gaeco em Chapecó, Promotor de Justiça Fabiano Baldissarelli.

Após três dias de oitivas, já é possível identificar fortes indícios da participação de empresas na fraude, seja na venda dos produtos químicos, transporte ou na adulteração direta do leite nas propriedades rurais e distribuidoras investigadas.

EMPRESAS

Empresa Cordilat / SC Foods - Cordilheira Alta/SC.

Empresa Master Milk - Iraí/RS.

Empresa Laticínios Oeste Lat - Coronel Freitas/SC

Empresa Agro Estrela - Coronel Freitas/SC

Empresa Transportes Irmãos Gris - Formosa do Sul/SC.

Empresa Cooperativa Agropecuária e de leite Milkfor - Formosa do Sul/SC.

Empresa GD Transportes - Formosa do Sul/SC.

Empresa Transportes Douglas - Formosa do Sul/SC.

Empresa Laticínios Santa Terezinha - Santa Terezinha do Progresso/SC.

Empresa Laticínios São Bernardino - São Bernardino/SC

Empresa cooperativa Coopleforsul - Formosa do Sul/SC

Fonte: MP/SC

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X