Menu
Jornalismo (49) 99111-4055
Anuncie no Portal (49) 99117-4389
Previsão do Tempo 05/09/2026 | 04:47
Publicado em 10/12/2014 ás23:45
A Câmara de Vereadores de Joaçaba realizou na noite desta quarta-feira (10) uma sessão solene para homenagear o delegado regional de Polícia Civil, Ademir Tadeu de Oliveira, com o título de Cidadão Joaçabense. A honraria é concedida a pessoas que prestaram serviços que colaboraram com o desenvolvimento social local. O homenageado passa a ser conterrâneo da terra natal, mesmo que não tenha nascido ou não resida no município que lhe agracia com o título.
A proposição foi apresentada pelo vereador Vilmar Zílio e a aprovada por unanimidade dos colegas. “Temos a satisfação de conceder o título ao delegado regional. Essa honraria lhe é merecida, pois todos os joaçabenses sabem que são mais de 23 anos de serviços prestados em nosso município”, justificou Zílio em seu discurso. “Dr. Ademir atuou ativamente em dezenas de casos e forças tarefas no combate ao crime, desbaratando diversas quadrilhas de assaltantes, prendendo mais de 80 criminosos de alta periculosidade”, enumerou o vereador sobre a carreira do delegado. “Nosso homenageado comandou casos de repercussão em nossa cidade e em outros estados, como sequestros de famílias tradicionais de nossa cidade e região”, lembrou Zílio ao destacar os serviços prestados em prol da coletividade. “Mediante isso queremos, nós do Poder Legislativo, parabenizar nosso homenageado e todos os profissionais que o cercam”.
Representando o prefeito Rafael Laske, o secretário de administração e finanças, Celso Felipe Bordin, mencionou que a solenidade homenageia também todos os serviços prestados pela segurança pública. “Nosso município é referência em qualidade de vida e não podemos deixar de lembrar que a segurança pública tem papel fundamental para isso”, apontou ao citar a obstinação e a força de vontade do delegado que servem de motivação. “Joaçaba ganha hoje um cidadão nobre, muito especial, que sempre desenvolveu com bastante zelo suas funções”.
O presidente da Câmara Francisco Lopes Moreira (Chico), chamou a atenção para a coincidência do momento. “Deus quis que um policial civil assinasse essa nova certidão de nascimento do delegado regional”, mencionou. Para Chico, o trabalho e dedicação de Ademir Tadeu de Oliveira, lhe deram o prestígio que culminou com a honraria. “O Poder Legislativo lhe concede essa certidão”, outorgou o presidente, lembrando que o delegado foi o primeiro homenageado na nova sede da Câmara de Vereadores, inaugurada no último dia 26 de novembro.
“A semana toda fiquei pensando em um discurso para escrever citando autores, mas me dei conta que aqui estão as verdadeiras pessoas que me acolheram, e que dividem comigo as alegrias e tristezas da profissão”, iniciou a fala o lageano que iniciou sua carreira na instituição em 1977, e que chegou a Joaçaba em 1991. “Tinha uma carreira de 13 anos como agente de polícia em uma cidade de 200 mil habitantes. Vim aqui fazer um pit stop e iria retonar para o Planalto Serrano” brincou Ademir ao usar a metáfora do automobilismo para dizer que seria apenas uma paradinha. “Tive a felicidade de conhecer o Dr. Mário Wolfart, que me acolheu e sempre me dizia para não ter pressa”, disse, apontando o delegado aposentado como parte de sua história em Joaçaba. “Parece que foi ontem quando desci na rodoviária de Curitibanos e segui em direção a uma delegacia, mas o destino me pregou muitas peças. Todos os projetos que fiz para a minha vida, ele me provou que deveriam ser diferentes”, relatou Ademir que se formou bacharel em direito aos 36 anos, quando virou delegado e veio parar em Joaçaba. “Quero confessar que tentei sair de Joaçaba. Até cheguei a Curitibanos em 1994, mas, mais uma vez o destino me trouxe de volta, quando fui nomeado delegado regional pelo então governador Paulo Afonso Vieira. A partir daquele momento comecei a entender que o destino me queria aqui, por isso não fiz mais planos”.
Sobre o título, Ademir Tadeu de Oliveira se disse feliz e muito honrado. “Joaçaba agora é opção, e não mais por obrigação” discursou afirmando que pretende encerrar sua carreira no município onde fixou residência e teve um filho. “Quero dividir essa homenagem com todos os policiais com quem trabalhei ao longo desses 37 anos”, finalizou.
Dr. Ademir apresentou um compêndio (síntese) com todos os seus trabalhos catalogados desde 1982. A solenidade foi acompanhada por familiares, policiais civis, integrantes do Poder Judiciário e empresários.
O crime ocorreu por volta das 19h nas proximidades da entrada para o Loteamento Brisas do Vale, na subida para o Campus 2 da Unoesc, após um desentend
A análise preliminar apontou a ocorrência de legítima defesa, excludente de ilicitude prevista nos artigos 23 e 25 do Código Penal. A decisão consider
Acidente oi registrado no início da noite de 22 de agosto na Rua Sete de Setembro, quando a vítima perdeu o controle da direção da moto ao passar por
Diante do risco iminentemente representado pela liberdade do suspeito, a 3ª Promotoria de Justiça obteve junto ao Poder Judiciário a regressão cautela
Jean Felipe Parisotto, de 33 anos, morador de Joaçaba, morreu afogado após a embarcação em que estava virar durante pescaria nas águas do rio Uruguai
O acidente ocorreu manhã desta segunda-feira (31) em um trecho próximo à ponte de acesso ao bairro Amarante, no momento em que chovia na região