Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 29/04/2024 | 22:58

Carnaval

Saiba como aconteceram os trabalhos na Aliança em 2014

Publicado em 29/12/2014 ás18:00

Fantasias prontas no barracão

Foto: Fantasias prontas no barracão

A Escola de Samba Aliança iniciou o ano de 2014 com gás total, especialmente após conquistar no início de março o bicampeonato. Depois de apresentar um belo espetáculo na Avenida, é hora de colocar a mão na massa e partir para a produção de um novo carnaval: tudo novo, de novo. É assim que funciona a Aliança - como uma empresa que desenvolve seus serviços anualmente, com colaboradores registrados e vários voluntários.

Sendo assim, com o término de um desfile é hora de desmontar tudo o que foi usado e começar a produzir algo inédito. Algo que o público nunca tenha visto, e que encantará a todos. Entenda agora como aconteceu o processo dentro da Aliança em 2014:

Escolha do enredo

A escolha do enredo é o ponto crucial para qualquer escola de samba, já que ele é essencial para que a agremiação consiga apresentar por meio de fantasias e alegorias uma história. O responsável por esta escolha e produção dentro da Aliança é o compositor Luiz Gustavo Busetti, que junto com o carnavalesco Carlos Fett definem todo o roteiro da Aliança.

Seguindo o cronograma da Escola, a escolha do enredo "Se a canoa não virar eu chego lá", aconteceu no mês de maio, onde se optou em falar sobre a sorte e o azar, visto que são temas bem abrangentes e que aguçam a curiosidade do público.  Este foi o ponto de partida para o início dos trabalhos referentes ao próximo carnaval.

Produção das alegorias

A produção das alegorias é o processo mais complexo de uma agremiação, especialmente para a Aliança, que prioriza a riqueza dos detalhes. Os trabalhos neste setor iniciaram no mês de maio na parte dos ferros e madeiras que dão a estrutura para os carros alegóricos.

Junto a esta etapa essencial, os escultores cariocas Gilberto e Victor Iervolino iniciaram a produção das esculturas. Neste ano, a Escola confeccionou e levará para a Avenida XV de Novembro em 2015 sua maior escultura, que terá mais de 5m de altura.

Terminado este processo, inicia-se a parte dos acabamentos que compreende a pastelação das esculturas, pintura e a decoração - etapa que acontece neste momento e é coordenada pelo diretor de alegoria Eli Martins. A expectativa é que estes serviços estejam finalizados duas semanas antes do desfile, a fim de que os últimos dias sejam destinados apenas para os ajustes.

Por fim, o último trabalho a ser realizado compreende a instalação da iluminação das alegorias, que dão por encerrado os trabalhos neste setor. Duas das quatro alegorias já receberam a iluminação.

Produção das fantasias

A equipe responsável pela confecção das fantasias da Aliança também está trabalhando neste processo desde o mês de maio de 2014. O primeiro passo compreendeu na montagem das estruturas de ferro que dão o suporte para o costeiro.

Após concluir este trabalho, um protótipo de cada ala foi produzido com a intenção de se ter uma ideia concreta de como ficará o resultado final de cada fantasia e se necessário efetuar as modificações desejadas.

Hoje, conforme afirmou o diretor de barracão da Aliança Sandro José Camargo, apenas duas alas não foram concluídas, o que corresponde a um total de 88 fantasias. As outras 14 alas já foram finalizadas e levadas para o barracão onde se armazenam as fantasias até o dia em que são encaminhadas para as concentrações, próximo a data do desfile.  

O que a Aliança vai apresentar na Avenida em 2015

Com o enredo "Se a canoa não virar eu chego lá", a Aliança apresentará na Avenida em 2015 a sorte e o azar, através de 04 (quatro) alegorias, 16 (dezesseis) alas e 02 (dois) tripés. A Escola se dividirá em 04 (quatro) setores: o primeiro representando que "a sorte está lançada", o segundo "azar - se a canoa não virar", o terceiro "sorte - se a canoa não virar" e a quarta e última "azar no jogo, sorte no amor". 

Fonte: Jessica Novello

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X